...

Não é de hoje que a cultura asiática tem tomado conta do nosso dia a dia. Seja na música ou nas produções de audiovisuais, quando nos inserimos neste universo não tem mais volta, é um vício. Neste post, eu iriei explorar a razão pela qual assistir um dorama é tão bom e quando um é finalizado logo queremos começar outro.

O que é dorama?

Antes de falarmos os motivos, é bom explicar o que significa dorama. Dorama é um nome dada às séries de TV que são produzidas em países asiáticos: Japão, China, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan. Os dramas mais conhecidos aqui no Brasil são os da Coreia do Sul, também chamados de k-drama.

É errado falar doramas para uma produção coreana? Não, mas se formos analisar um pouco mais a fundo, a palavra dorama surgiu para designar séries japonesas, e se levarmos em conta os confrontos históricos entre Japão e Coreia do Sul para eles podem existir um certo desconforto na hora de generalizar as produções. Entretanto, não é errado falar dorama, k-drama, j-drama, c-drama e por ai vai.

Her Private Life

Posso chamar um dorama de série? Assim como o caso anterior, não é errado. Contudo, temos que lembrar que o termo série veio dos países ocidentais e estamos falando de algo da cultura oriental. Ou seja, não custa nada darmos um certo apreço ao que eles criaram. Além disso, existem pequenas diferenças e uma delas é que os dramas se assemelham mais a uma novela, em que alguns assuntos são encerrados em ciclos de episódios e outros vão surgindo. Além disso, a maioria não tem mais de uma temporada e são entre 16 e 50 episódios dependendo do país.

+ Leia também: Dica | 6 Doramas pra quem está começando

Mas porque dorama é tão bom?

Agora entramos no mistério da pirâmide dos doramas. Todo mundo que entrou no universo das produções asiáticas se viu desesperadamente ao terminar uma procurando outra para assistir. Isso acontece, talvez, porque a princípio é um choque de cultura que não estamos acostumados. O enredo a narrativa é muito fora da nossa realidade, principalmente os doramas românticos em que o casal só vai ficar junto na última cena.

Também chama atenção em como as pessoas interagem entre elas e ver como é o dia a dia. Afinal, já estamos acostumados com os costumes do ocidente porque vivemos nele e principalmente porque somos bombardeados diariamente com conteúdo. Então, quando temos acesso a algo que foge da nossa realidade, chama muito atenção e faz com que aquilo passe a ser algo como um escape do nosso mundo.

Alice in Borderland

Dorama é só romance?

Por muito tempo eu achei que dorama, drama, era apenas para produções de romance. Porém, hoje sabem mais sobre o assunto posso dizer que meu primeiro dorama foi uma produção japonesa do gênero de suspense lançando em 2017, Re:Mind. Entretanto, a produção que me levou a consumir mais e mais as produções asiáticas, foi o k-drama de romance Her Private Life, de 2019 (Ambos estão disponíveis na Netflix).  Ou seja, dorama pode ser qualquer gênero, basta ser uma produção asiática.

Leia também: 5 Doramas de suspense e terror para assistir

5 doramas para quem quer conhecer:

  1. Her Private Life (Netflix)
  2. Alice in Borderland (Netflix)
  3. Goblin (Viki)
  4. Erased (Netflix)
  5. Pretty Proofreader (Viki)
Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI