diferenças entre o filme e o livro de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes"

Como toda adaptação de obra, vamos ver quais são as diferenças entre o filme e o livro de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”. Aliás, é natural que algumas cenas sejam cortadas ou alguns personagens sejam transformados para se encaixarem melhor no filme. Por isso, confira abaixo diferenças entre o filme e o livro de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”:

Veja também- A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Acréscimo na Saga

PS: Esse post contém spoiler da obra!

A morte do pai do Snow:

Logo no começo do filme, descobrimos que o pai de Coriolanus Snow, o General Crassus Snow, foi morto em uma armadilha montada por rebeldes no Distrito 12. Tudo o que acontece em seguida na vida de Snow parece uma forma dele seguir os passos do pai, a quem ele admira muito. No entanto, na obra literária o general morre na guerra e não é especificado em qual Distrito isso acontece. Além disso, Snow não tem muito afeto pelo pai e, sim pela mãe, de quem sente muita falta.

Tempo de duração entre eventos:

Veja diferenças entre o filme e o livro de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes"
Lucretius ‘Lucky’ Flickerman é entrevistador da 10ª edição dos Jogos Vorazes.

Uma das principais diferenças entre o filme e o livro é tempo de duração entre os momentos. Durante o longa, o tempo entre Lucy Gray Baird chegar na Capital e entrar nos Jogos Vorazes é de praticamente três dias. Poucos acontecimentos importantes são cortados nesse meio tempo. Mas, nos livros, os tributos têm bem mais tempo no zoológico da Capital antes de serem mandados para a arena. Tanto que eles têm mais encontros com seus mentores. E a visita à Arena e a apresentação deles com Lucky Flickerman acontecem em dias diferentes.

Leia também- Resenha: A Cantiga de Pássaros e Serpentes, de Suzanne Collins

Clemensia:

A parceira de Snow nos trabalhos de escola acaba caindo em uma armadilha com a Dra Gaul, após afirmar que escreveu as sugestões de como atrair mais audiência para os Jogos Vorazes. Por não reconhecerem seu cheiro, as cobras atacam Clemensia. Dentro da versão cinematográfica, a Dra. Gaul diz que não sabe se ela vai morrer ou ficar bem e pede para Snow não contar nada a ninguém. Porém, o assunto nunca mais é abordado e ficamos sem saber o que aconteceu com a personagem.

Já na literatura, Clemensia é bem menos incisiva sobre os créditos do trabalho e, após cair na armadilha, ela fica um longo tempo no hospital, sofrendo de alucinações e deformações no corpo inteiro. No final, no entanto, ela se recupera parcialmente e volta a tempo de ajudar seu tributo nos Jogos Vorazes.

Os Jogos Vorazes:

Veja diferenças entre o filme e o livro de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes"
Arena dos Jogos Vorazes em “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Sem dúvidas, uma das diferenças entre o filme e o livro é o que está acontecendo dentro dos Jogos Vorazes. Além da obra ser contada sob a perspectiva de Snow, a 10ª edição dos Jogos ainda era muito precária. Não havia câmera nos túneis, nem captação de áudio entre os tributos e, por isso, muita coisa precisava ser suposta por Coriolanus. A questão dos drones, no entanto, é diferente. No livro, eles começam a funcionar corretamente após as primeiras tentativas e entregam água e comida para seus tributos.

O treinamento de pacificador:

Logo após chegar ao Distrito 12 no livro, Snow passa um longo tempo passando por um treinamento intenso antes de participar de qualquer missão. Ele também não tem ideia do que aconteceu com Lucy Gray até começar a ouvir rumores da volta de uma garota da Capital que vai se apresentar com o Bando. Apenas depois de semanas, ele participa da guarda do enforcamento de um rebelde e, ainda depois, consegue finalmente assistir à apresentação de Lucy Gray no Prego.

A composição de “Deep in the Meadow”:

Não é apenas The Hanging Tree que Lucy Gray compõe e, 64 anos depois, vemos Katniss Everdeen cantando. No livro, a jovem também é responsável por escrever Deep in the Meadow, a música de ninar que Katniss canta para Prim em casa e, depois, para Rue no meio dos Jogos Vorazes. No livro, Snow ouve Lucy Gray cantando para Maude Ivory, a menina mais jovem do Bando. Imagine como ele se sentiu vendo Katniss cantando no meio da arena tantos anos depois…

O final com Tigris:

Não perca as diferenças entre o filme e o livro de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes"
Hunter Schafer é Tigris Snow, prima de Coriolanus.

 

De fato, uma mudança bem interessante do filme é a cena final de Snow com Tigris, que nem acontece no livro. Contudo, é essencial para já mostrar como os dois vão acabar se separando no futuro. Na cena, Tigris fala a Coriolanus que ele está igualzinho ao pai dele, o que complementa a fala dela durante os Jogos. Na ocasião, ela havia dito que lembrava de ver apenas ódio nos olhos de Crassus Snow.
FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar? A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: vale a pena ver? Se o personagem do seu filme favorito fosse uma animação da Pixar Livros de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher Músicas que falam sobre términos Livros com jogadores de futebol americano para você ler Livros do Grupo Editorial Record para o Dia das Crianças Conheça Cyberpunk 2077: Nenhum acaso