Veja mais sobre o lançamento "Especulações cinematográficas"

“Especulações cinematográficas”: O olhar de Quentin Tarantino

Trazendo toda sua experiência para os livros, “Especulações cinematográficas” mostra o olhar de Quentin Tarantino sob a sétima arte. Lançado pela Editora Intrínseca, temos uma obra vinda de um diretor cheio de referências. Sem contar que vemos as principais inspirações de sua carreira e que acrescentaram em suas obras. Mas, vamos com calma e falar mais de “Especulações cinematográficas”:

Não perca também- Resenha: Fantasmas, de Raina Telgemeier

Sinopse:

Veja tudo sobre o lançamento da Editora Intrínseca, "Especulações cinematográficas"Um dos mais célebres cineastas contemporâneos, Tarantino parece ser o maior entusiasta vivo do cinema. Em entrevistas, o diretor sempre comentava sobre o desejo de um dia escrever livros sobre filmes. E é isto que o leitor tem em mãos agora. Especulações cinematográficas é tudo que os fãs de Tarantino — e todos os cinéfilos — esperavam: uma obra magnífica sobre a sétima arte.

Construído sobretudo em torno dos principais filmes norte-americanos da década de 1970 — aos quais Tarantino assistiu pela primeira vez quando ainda era um jovem que adorava ir ao cinema —, este livro alia rigor intelectual a uma perspicácia ímpar e boas doses de descontração e entretenimento. É uma combinação de teoria do cinema, críticas de filmes, reportagem habilidosa, curiosidades e fascinante história pessoal, na voz singular de Tarantino. Conforme discorre sobre diversas obras, analisando direções, produções, escalações e atuações, o autor especula caminhos possíveis para cada filme e compartilha sua extraordinária visão sobre cinema — algo que apenas um dos maiores artistas de todos os tempos poderia oferecer ao público.

Uma rica análise cinematográfica, a obra retrata diferentes períodos da história dos Estados Unidos, além das mudanças mais marcantes no cinema e na sociedade. Em sua estreia como autor de não ficção, Tarantino oferece ao leitor uma oportunidade única de navegarmos por sua mente artística e sabermos mais de suas opiniões e memórias pessoais. Especulações cinematográficas é, em essência, uma história de amor pelo cinema e por todas as suas fascinantes nuances.

Quem é Quentin Tarantino?

Dono de uma imaginação vibrante, é um dos maiores expoentes do cinema de uma geração. Sua assinatura está em filmes que adquiriram o status de clássicos, entre eles, Cães de Aluguel, Pulp FictionKill BillBastardos Inglórios Django Livre. Tarantino foi premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original duas vezes e seu filme mais recente, Era uma vez… em Hollywood (2019), foi indicado a cinco Globos de Ouro, dez BAFTAs e a dez categorias do Oscar. Atualmente, o diretor vive em Tel Aviv com a esposa Daniella Pick e seu primeiro filho, Leo.

O que esperar de “Especulações cinematográficas”?

De fato, Quentin Tarantino é considerado um dos maiores cineastas de sua geração. Conhecido por sucessos como Kill Bill Pulp Fiction, o aclamado diretor sempre teve o desejo de compartilhar com o público os seus pensamentos e opiniões sobre a sétima arte. Por isso, reúne os principais filmes norte-americanos da década de 1970, aos quais assistiu pela primeira vez quando ainda era criança. Dessa forma, junta uma combinação de teoria do cinema, críticas de filmes, reportagem habilidosa, curiosidades e fascinante história pessoal, na voz singular de Tarantino. Ou seja, uma verdadeira aula para os cinéfilos.