Leia a crítica de Donzela

Donzela, filme estrelado por Millie Bobby Brown, que chegou nesta sexta-feira (8) na Netflix, é uma fantasia medieval sombria incrível. Bem construído e, em alguns momentos, verdadeiramente aterrorizante, é um conto de fadas às avessas. Apesar de existirem todos os elementos clássicos de histórias como essa, não há nenhuma donzela em apuros à espera de um príncipe salvador. Portanto veja tudo sobre Donzela:

Veja também-Duna: Parte 2- Se jogando no lado épico

De fato, era uma cilada:

Com um roteiro escrito por Dan Mazeau, Donzela conta a história de Elodie, uma princesa de um reino em decadência, cuja população está morrendo de fome. Por isso, ela tem a chance de ajudar seu povo quando recebe uma proposta valiosa de casamento. Determinada a aceitar a união por um bem maior, a garota se casa então com o rapaz. Porém, acaba descobrindo que foi enganada e, na verdade, está ali como sacrífico por uma dívida antiga.

O verdadeiro objetivo é que ela seja ofertada a um dragão, que há anos mantém esse “acordo” com a família real pela manutenção da paz do reino. Jogada no fundo de uma caverna, Elodie passa então a ser perseguida pela criatura. Embora que, inicialmente, tenha medo de enfrentar o dragão, aos poucos a jovem começa a acreditar em sua própria força.

Veja tudo sobre o filme Donzela

Fantasia que passa longe dos clichês:

Com cenas grandiosas e emocionantes — que deliberadamente formam um contraste entre o colorido do castelo e as sombras da caverna —, Donzela é uma aventura deliciosa de mergulhar. Muitas das sequências em que o dragão aparece são especialmente angustiantes e não é raro que o público fique tão amedrontado quanto a própria protagonista durante essas perseguições.

O que é mostrado é uma conhecida fórmula narrativa que brinca com arquétipos clássicos e emerge como um escapismo prático e bastante funcional, permitindo que nos esqueçamos da vida real por pouco menos de cem minutos e acompanhemos as desventuras de Elodie, revolta em uma inocência que se transforma em frustração e vingança.

Uma protagonista forte e determinada:

Filme da Netflix, veja tudo sobre Donzela

Mas, não soa forçado. Desde a primeira introdução da protagonista, o espectador já sabe que, mesmo sendo da família real, ela não tem medo de usar força bruta e colocar a mão na massa para ajudar na sobrevivência. O roteiro  ainda desenvolve a personalidade de Elodie, principalmente através da relação com a irmã, Floria, e dos diálogos com o príncipe Henry, para quem ela é prometida.

O diretor Juan Carlos Fresnadillo  parece saber disso e enche os túneis de magia e perigos além do fogo do dragão, como se Elodie estivesse passando por fases de um videogame. Mas todos esses empecilhos perdem o impacto no terceiro ato do filme que vê a protagonista passando pelos mesmos lugares de novo, agora sem dificuldade alguma.

A atuação de Millie Bobby Brown, inclusive, é um dos pontos altos do filme, seja nas cenas em que ainda a atriz ainda dá vida à “inocente princesa” ou mesmo nos momentos de tensão, em que é possível ver o desespero refletido em seu olhar.

Vale a pena ver Donzela?

De fato, Donzela pode não ser uma obra prima, mas entrega tudo o que você espera de uma aventura de fantasia estrelada por Millie Bobby Brown. Ora assustador, ora delicado, a obra tem tudo para ser um sucesso da Netflix. Encantador, o filme consegue fugir bem dos clichês do gênero. Não só pelos diferentes papéis atribuídos a tipos de personagens já conhecidos. Incluindo pelo próprio final de sua história que mostra onde está depositada a verdadeira força de uma mulher.

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem