...
Confira a polêmica "O Avesso da Pele"

Livro de Jeferson Tenório, vencedor do Jabuti em 2021, vamos entender mais sobre “O Avesso da Pele” e suas polêmicas. Aliás, a obra denuncia mazelas como racismo estrutural, objetificação dos corpos pretos e violência. Mas, foi alvo de censura e discussões. Portanto, vamos ver mais de “O Avesso da Pele”:

Veja também- Companhia das Letras: Novidades Literárias para Março/2024

Sinopse do livro:

Veja tudo sobre a polêmica "O Avesso da Pele"“O Avesso da Pele” é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.

O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.

Quem é o autor?

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de Estela sem Deus (2018). O avesso da pele é sua estreia na Companhia das Letras.

Censura e discussões:

Inserido no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021), “O Avesso da Pele” viralizou na internet não por conta da trajetória vitoriosa no mercado editorial ou por abordar temas necessários à reflexão. Mas porque foi banido de escolas e bibliotecas públicas de pelo menos quatro estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, sob a justificativa de “trazer cenas de sexo impróprias para menores”.

A onda conservadora contra o livro começou na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), quando a secretária de Educação local, Janaina Venzon, gravou um vídeo lendo trechos aleatórios do livro que ela classificou como lamentável pelo “vocabulário de baixo nível”. Na esteira do episódio, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul decidiram recolher o livro “para análise”, segundo alegaram.

Na internet, as redes de bibliófilos começaram a comparar a censura com o que acontece na distopia “Fahrenheit 45″1 (Ray Bradbury), onde um corpo de bombeiros especialmente treinado queima livros ‘proibidos’ porque livros ‘são perigosos para a mente dos cidadãos’.

O que muitos esquecem…

“O Avesso da Pele” é indicado para alunos do Ensino Médio. O Ministério da Educação (MEC), afirma que foi escolhido por professores de literatura em catálogo digital com 530 títulos que, por sua vez, foram selecionados por mestres em literatura e língua portuguesa. O PNLD tem diversos critérios que os livros precisam cumprir antes de constarem no catálogo.

A censura ao livro de Jeferson Tenório repercutiu também ao longo da semana em meio a autoridades públicas, editoras, escritores e intelectuais, resultando em atos de defesa da obra e também em muita condenação do senso comum. Gente que nunca abriu sequer a folha de rosto do livro começou a criticar que era impróprio para crianças com base no vídeo da secretária de educação da cidade gaúcha ou em fake news espalhadas por grupos de mensagem. Além disso, é indicado para leitores acima dos 14 anos, ou seja, estudantes do Ensino Médio, não para crianças. O que nos resta é trazer conhecimento para a verdadeira história.

 

Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias