Quem é fã dos quadrinhos da Marvel e DC sabe que uma se inspira na outra para a criação dos super heróis, de modo que não é raro haver correspondências diretas entre os personagens das duas maiores editoras de HQ’s. Também sabe que as duas grandes equipes de super heróis  são fortes e equilibradas e podem salvar o mundo. É claro que cada um possui vantagens e desvantagens, mas não se pode negar que existem características muito parecidas em cada personagem. Ao analisar o filme Liga da Justiça (DC) e a franquia Vingadores (Marvel), nos deparamos com correspondências menos óbvias. Isso porque em ambos os filmes a dinâmica dos heróis foi construída de modo que cada herói tem um papel a cumprir no grupo.

Para começar, tanto a Amazonas de Temiscira quanto o herdeiro de Asgard são filhos de deuses. Mulher Maravilha é filha de Zeus, e Thor filho de Odin. Ambos possuem artefatos mágicos como armas, no caso o escudo, Laço da Verdade, e o Mjolnir. Desde que chegam na Terra, eles representam o arquétipo do Inocente. São puros e ingênuos, e têm pouca ou nenhuma compreensão sobre como funciona o mundo. Ambos são sonhadores, possuem fé e são otimistas. Desejam fazer as coisas da maneira correta, protegendo seu povo e buscando a felicidade e paz acima de qualquer coisa. Dentro do grupo, exercem o papel do ingênuo.

Confira também: Vingadores – Guerra Infinita | A nova fase da Marvel

Enquanto isso, Hulk e Aquaman são os esquentados, os “pavio curto”, de seus grupos. Representam o brutamontes, agindo na maioria das vezes por impulso. Prezam muito pela liberdade, não aceitam bem hierarquia e tendem a ser mais solitários. Eles não estão nem aí para nada, e acreditam que as regras existem para serem quebradas. Porém, ao mesmo tempo, são extremamente solitários e fazem de tudo para esconder suas atitudes. Aquaman não vivia mais em Atlântida, mas também não queria vestir a carapaça de herói, preferindo o exílio. Já Hulk perambulou por um longo período até parar no reino de Sakaar, onde se torna o grande campeão do Torneio de Campeões (Thor Ragnarok – 2017). Para sua felicidade, isso significa puro caos.

hulk e aquaman
Marvel vs DC: Hulk e Aquaman

Flash e Homem Aranha são jovens que tiveram algum distanciamento de seus pais quando crianças. Peter Parker ficou órfão, sendo criado por seus tios. Já Barry Allen perdeu a mãe e seu pai está preso, de modo que o filme Liga da Justiça faz parecer que ele se vira sozinho, cometendo pequenos furtos. Eles são o alívio cômico de suas equipes, a essência do carpe diem, e buscam viver a alegria do momento. Gostam de curtir, são jovens e cheios de energia, mas podem acabar se tornando inconsequentes, tanto que várias piadas marcantes vem dos personagens.

Superman e Capitão América são os representantes do Herói clássico. Desejam provar seu valor por meio de ações corajosas e difíceis. São muito competentes e corajosos, mas carregam um fardo de se sentirem responsáveis pelos outros. Por assumirem a posição de liderança em suas equipes, acabam que devem ter o cuidado de não se tornarem autoritários.

Confira também: Próximos filmes entre 2018 e 2019 da Marvel

Ciborgue e Bruce Banner são o crânio de suas equipes. Bruce Banner, mais conhecido por seu alter ego Hulk, é o maior cientista especializado na radiação gama, o que ironicamente acabou sendo sua maldição. Já Victor Stone cresceu na ciência. Filho de cientistas, tinha um Q.I. de 170 e era influenciado por seus pais a se tornar um. Os planos mudaram quando um acidente no laboratório STAR acabou quase matando Victor, que foi reconstruído por seu pai com partes biônicas, se tornando então o Ciborgue. Devido à sua inteligência, ambos buscam alcançar seus objetivos por meio do conhecimento e da verdade. São a voz da razão.

Batman e Homem de Ferro são ricos, inteligentes, desprovidos de poderes natos. Suas habilidades são as que sua inteligência permitiu criar e que seu dinheiro pôde comprar. Seus superpoderes foram todos construídos, possuem muita criatividade, são imaginativos e perfeccionistas, buscando sempre superarem sua própria criação. Além disso, são arrogantes e ambos se escondem por trás da figura de um playboy mimado. No entanto, Bruce Wayne e Tony Stark também quebram regras em prol de um bem maior.

homem de ferro e batman
Marvel vs DC: Homem de Ferro vs Batman
Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem