Star Wars Poster

Hoje, no dia 04 de maio, comemoramos em todo o mundo o Star Wars Day. Isso porque em 1977 chegava aos cinemas americanos Star Wars, primeiro filme de uma franquia bilionária que rendeu ao seu criador, George Lucas, enorme prestígio e um império em produtos licenciados, incluindo um marco na história da ficção científica. Uma das principais características da franquia é a famosa “Força” no qual os Jedi acreditam e usam em momentos de luta. Mas afinal, o que exatamente é?!

A Força é descrita por Obi Wan Kenobi no primeiro filme da série como “um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; mantém a galáxia unida”. De acordo com a saga, a Força tem dois aspectos: a Força Viva, que é a energia de todos os seres vivos, e a Força Cósmica, que mantém a galáxia unida e se comunica aos indivíduos através dos midi-chlorians, que são organismos microscópicos que vivem nas células de todas as coisas vivas. O que determina a sensibilidade de um ser para a Força, é a quantidade de midi-chlorians que ele tem em seu sangue. Através dos midi-chlorians, os Jedi que têm o conhecimento e forte conexão com a Força Viva, foram capazes de manter sua consciência viva após a morte. Quem possui esse dom fantástico terá atributos físicos; habilidades telepáticas; empatia com outros atuantes da Força; Telecinese; maior resistência; velocidade e agilidade; poder de cura; poder elétrico (é mais utilizado pelos Sith); aperfeiçoamento dos sentidos; combustão e influência na vontade dos soldados na batalha.

Star Wars Luke vs Darth Vader

Entretanto, A Força Viva é vista como influenciada pelas emoções dos seres vivos. Possui dois aspectos: Luz e Trevas, que têm a ver com as atitudes morais dos seres. A Luz é caracterizada pela compaixão, bondade, altruísmo, humildade. O lado sombrio é caracterizado por ódio, raiva, maldade e ganância. Na filosofia Jedi, a Força é a luz, ou seja: é serena e equilibrada. O lado sombrio abala este equilíbrio com sentimentos negativos. Por isto, os Jedi dizem que pertencem ao “lado luminoso da Força”.

A Força contém muitas semelhanças com princípios filosóficos e religiosos existentes. O conceito pode derivar da força ódica do Barão Karl von Reichenbach. Muitos a relacionam aos conceitos de Ki (também chamado “chi” na China, Japão e Coreia), Prana (Índia), Mana (Polinésia) e outras tradições semelhantes que focalizam em torno da ideia de uma energia espiritual existente dentro do universo. Como o taoismo, o foco primário de Star Wars origina-se na ideia de Yin e Yang — as duas forças que mantêm o universo em equilíbrio.

Tudo, do bem e mal (como conceitos metafísicos) até temperaturas altas e baixas, são consideradas como parte disto, e é aqui que vemos a comparação mais proeminente aos lados claro e escuro da Força de Star Wars. Mas, deve ser notado também, que ela é semelhante à filosofia taoista, mas com menor dicotomia e com mais necessidade de equilíbrio (visto na filosofia do balanceamento da Força). O modo Jedi de serenidade e paz é muito parecido com as virtudes pregada nos cinco pilares do islamismo. Isto também se reflete no Templo Jedi, que consiste em cinco pináculos, ou torres.

Seja uma característica apresentada no mundo cinematográfico ou seja uma reflexão de várias religiões, o que realmente importa é que a Força sempre estará com você.

Star Wars Rey vs Kylo Ren

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem