Livro Nascido do Crime
De Trevor Noah, a obra tem uma narrativa leve e pesada ao mesmo tempo

Resenha: Nascido do Crime, de Trevor Noah

Trevor Noah é um comediante de origem sul-africana, e atualmente faz bastante sucesso por também apresentar um programa chamado “The Daily Show”. Em sua autobiografia, “Nascido do Crime”, ele traz uma realidade complicada e onde os atos mais comuns podem ser considerados crimes. Nascido durante o regime Apartheid, onde a simples interação romântica entre pessoas de raças diferentes era um ato  perigoso, ele conta diversos momentos entre sua infância, adolescência e vida adulta.

A respeito do livro:

Ao contar com muito humor todas as situações que viveu para sobreviver, o autor apresenta uma narrativa única e nos coloca perante diversos episódios que retratam de forma nua e crua a realidade da África do Sul. Incluindo que o país que sofreu uma grande reviravolta política e totalmente segregado pela cor da pele da população. No entanto, ao narrar sua história pessoal, o ele traz leveza e momentos divertidos. A leitura, embora trazendo cenas bem pesadas, se tornou rápida e gostosa.

Livro Nascido do Crime
De Trevor Noah, a obra tem uma narrativa leve e pesada ao mesmo tempo

Como o comediante mesmo disse: “Nada de lutar contra o sistema. Melhor tirar sarro dele”. Mais do que descrever sua própria realidade, ele consegue colocar como outro personagem principal todo o contexto social e cultural de seu país de nascença. Além disso, é impossível ignorar os questionamentos que a obra retrata, principalmente sobre comportamentos da sociedade.  Através desse detalhe, podemos criar diversos paralelos com a nossa realidade e refletir a respeito. Noah teve uma vida de privações e tentou administrar tudo da melhor forma. No início, foi uma criança levada, aluno rebelde e adolescente problemático. Porém, tudo isso nos é contado com um tom divertido, no qual envolve e ,algumas partes, emociona.

Conclusão:

Portanto, “Nascido do Crime” é um trabalho surpreendente pelo conteúdo forte e relevante, mas apresenta tudo em falas leves e descontraídas. Além disso, nos faz pensar com seriedade sobre temas fortes como racismo, violência, criminalidade. Ao mesmo tempo, transmite uma mensagem linda de esperança, companheirismo, amor e força.