Insuportáveis (volume 1) é uma história com personagens controversos que capturam sua atenção desde a primeira página. Lançado recentemente pela Geektopia, a HQ promete trazer um ponto de vista diferente sobre heróis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A HQ gira em torno de dois heróis: Noturno e Galahad e mescla um pouco a visão de “passado e futuro”, onde o pai representa o que está ultrapassado e o filho está ali para fazer papel de algo moderno. Todavia, antes parceiros no combate ao crime, os dois há muito deixaram de lutar lado a lado para derrotar um mal em comum. Há detalhes (como por exemplo a tonalidade utilizada em cada personagem) que reforça essa sensação de polos opostos entre os dois.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa relação pai e filho é um dos primeiros tópicos abordados nessa HQ e mostra os dois lados: o pai possivelmente abusivo e o filho extremamente mimado. Como os pontos de vista se misturam, não dá para saber ao certo (apenas na primeira HQ) se o pai realmente é tão ruim quanto parece ser. Até porque, por diversas vezes, ele toma atitudes extremamente heroicas e em prol do filho. Mas suspeitas de seu envolvimento com sua ex esposa e mãe de Galahad nos deixam em cima do muro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em contrapartida, é inegável o quanto o herói Galahad é mimado ao extremo. Por pertencer àquele estereótipo de grande herói e galã, constantemente ele abusa de seu poder e de sua autoridade para conseguir o que quer. Passa por cima das pessoas e está sempre tentando calar civis que podem ter algo a dizer contra ele.
Uma HQ que retrata atualidade
Um ponto que eu achei interessante e que foi abordado nessa história foi o uso das redes sociais para construir uma imagem de bom herói que vemos Galahad fazer. Ele possui uma equipe grande que está preparada para manter seu nome limpo e para que ele continue sendo bem visto para o público, com grandes atos de heroísmo. Porém, em determinado momento já conseguimos enxergar que a mesma mídia que o aprova, começa a intervir negativamente. E eu estou bem curiosa para ver como os autores usarão isso mais nas próximas edições.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por último, eu achei que Insuportáveis apresentou bem os personagens, a motivação e um pouco de seu passado. Isso deu rumo à história e me deixou curiosa para seu desenvolvimento futuro! Mal posso esperar para ler a continuação.