Se você gosta de uma boa história do interior, com montaria, caipira e cidadezinha pequenina, então Bruto e Apaixonado é para você. Porém, se você não está acostumado com tanta grosseria e machismo, se preparem para essa leitura.

Bruto e Apaixonado é da autora brasileira Janice Diniz e faz parte da série Os Irmões Lancaster, publicado pela editora Harlequin. Esse é o primeiro livro e conta a história de Mário Lancaster, o mais velho entre os 3 irmãos. Depois da morte do pai, Mário se viu na posição de não deixar a fazenda ir à falência, então comprou terreno da própria fazenda para fazer o que bem achasse que fosse certo. Mário era visto como o maravilhoso da cidade, o manda chuva, se assim podemos chamar. Nenhuma mulher conseguia dobrar esse macho que sabia exatamente quando e como dispensar uma mulher.

Tudo poderia seguir seu rumo normal se a antiga fábrica não tivesse sido vendida e a executiva, Natália, não tivesse sido mandada para Santo Cristo para fazer uma limpeza na fábrica. É nesse ponto que a história começa a desenrolar e traçar os novos caminhos de Mário e Natália. Ele tem que se acostumar com uma mulher independente e ela tem que se acostumar com um grosseirão do interior.

O livro tem uma premissa bem interessante e agradável. Quando li a sinopse fiquei bem encantada e ansiosa pela experiência de ler um nacional que retratasse o nosso interior. O que surpreende é que a autora traz para os personagens, principalmente para o Mário, a personalidade característica de um homem grosseiro e machista. Na verdade não só o Mário, mas todos ali em Santo Cristo. Confesso que isso me incomodou um pouco, a forma como banalizavam o sexo pelo ponto de vista do homem. Porém, aos poucos esse olhar vai mudando.

A história demora para se desenrolar, as coisas acontecem de forma cronológica e tudo fica muito bem explicadinho para que o leitor consiga entender exatamente as informações. Outra questão curiosa é a escrita. Nossa, se você não está acostumada, sem dúvidas, até você pegar, pode demorar um pouco, pois a autora conseguiu transportar para o livro todos os jeitos que uma pessoa do interior fala. Isso é bom, pois traz mais realidade para a ficção, porém também cansa pelo excesso de forçação nesse tipo de diálogo.

A forma como Janice descreve os personagens é interessante, parece que ela entrou nas mentes deles e em seus gêneros para descrevê-los da melhor forma. No caso, Natália é uma surpresa, em nenhum momento senti raiva dela, ficando ali no meio de tanto machista que a julgava, principalmente, por ser mulher. Existiram grandes momentos em que foi de suma importância a sua boa descrição de características.

Bruto e Apaixonado tem muitos pontos positivos, como por exemplar trazer como pauta a situação do nosso interior, das cidades pequenas, dar espaço para eles. Além também de uma escrita nova e bem característica da história. Porém, muitos pontos também incomodam, como o excesso de grosseria dos homens sem necessidade, o fato de verem as mulheres (ok que é mais no começo do livro) como objeto, a forma de falar e se comportar. Acho que não era bem esse tipo de bruto que eu tinha imaginado. Concordo que depois ele vira um gentleman, mas antes disso, muitas coisas nos deixam perturbadas.

Esse é o primeiro livro da série que teve seu início no whatpad. É uma história diferente do que é vendido hoje nas livrarias, porém ainda assim com um olhar bem fechado e pouco explorado sobre o comportamento de um bruto.

FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?