Imagine uma conversa de bar no qual comediantes de cinco distintos lugares do Brasil tentam explicar as diferenças culturais do País de norte a sul. O canal Comedy Central fez uma aposta nesse sentido, mas com outra fórmula. Mediados pelo goiano Fabiano Cambota, os comediantes Nando Viana, de Porto Alegre, Thiago Ventura, de São Paulo, Rodrigo Marques, do Recife, e Rafael Portugal, do Rio, tentam desmitificar rótulos e/ou rir deles em A Culpa é do Cabral. Inspirado no programa La Culpa es de Colón, da Argentina, a atração no Brasil brinca ao transferir ao descobridor do País a responsabilidade pelos nossos problemas. O desafio é abordar particularidades de um país subdesenvolvido de uma forma bem descontraída.

Com os temas do cotidiano e alguns improvisos que acabam fazendo durante o programa, porque na maioria vai pro humor negro, é uma forma de satirizar os problemas que o país enfrenta e ainda traz diversão para o público. A cada semana surgem à tona os mais diversos temas para serem comentados na roda e alguns pra lá de polêmicos quando aparecerem nos diversos momentos do programa. Entre os quadros estão o “Nunca Te Pedi Nada”, no qual um dos comediantes liga para um amigo pedindo um favor absurdo, e também o “História do Brasil”, em que os participantes deverão adivinhar datas e números relacionados à história brasileira em seus diferentes tempos cronológicos, desde a colonização do país até o casamento de Gretchen.

Além de cada piada, cada história, cada tema comum que vira um pequeno show de humor, a regionalidade é tudo. Eles já tiveram que experimentar comidas típicas das localidades de seus colegas de olhos vendados, muitos não conseguiram comer até o fim e a risada de cada um e suas gírias tornam esses momentos ainda melhores. Ou então quando um está com fones de ouvido e uma música altíssima e o outro fala uma expressão típica do seu estado e o primeiro precisa adivinhar apenas com leitura labial. Alguns acertam, mas os erros grotescos arrancam gargalhadas da plateia e dos telespectadores.

Leia também: Curiosidades | Choque De Cultura

Nando Viana, Thiago Ventura, Fabiano Cambota, Rodrigo Marques e Rafael Portugal

Agora um pouco sobre os comediantes:

Fabiano Cambota:

Fabiano Rovagnol Cambota é músico e comediante. Nasceu em Goiânia, mas procurando por calma e tranquilidade se mudou pra São Paulo há alguns anos. É vocalista da banda Pedra Letícia, sendo o responsável também pelas letras divertidas do repertório da banda. Desde sua mudança pra São Paulo, começou a fazer stand up comedy e espetáculos variados de humor e música.Já participou, à frente da sua banda, dos programas Domingão do Faustão, Programa do Jô, Turma do Didi, entre outros. Tem a honra de dividir o palco com os grandes humoristas do Brasil e tem se destacado, tanto na música quanto no stand up comedy.

Thiago Ventura:

Thiago Ventura é Administrador formado, fez oficina de improvisação teatral com a Professora Rhena de Faria do Jogando no Quintal, teatro no Teatro Escola Macunaíma e faz Stand Up Comedy desde 2010 atendendo empresas e o publico aberto. Já participou dos maiores festivais de comédia do Brasil entre eles a Virada Cultural Paulista de 2013 e 2014 para mais de 30 mil pessoas e shows para os brasileiros fora do país em cidades como Hamamatsu, Komaki e Suzuca no Japão e Orlando nos Estados Unidos.

Nando Viana:

Sua carreira teve início em 2008 quando participou do concurso para novos comediantes promovido na internet por Rafinha Bastos, obtendo o segundo lugar.No mesmo ano viajou ao RJ para se apresentar como “open mic”, espaço destinado a novos nomes da comédia, com o primeiro grupo de stand-up comedy do Brasil, o Comédia em Pé. O sucesso de sua estreia rendeu frutos, sendo convidado a regressar como convidado para novas apresentações com o grupo.É o principal nome da comédia stand-up no Rio Grande do Sul, e um dos fundadores do primeiro grupo do Estado, o Comédia Balalaika. Em suas apresentações, sempre com máxima lotação, receberam como convidados nomes ilustres da cena Nacional.Em pouco mais de dois anos de carreira ele já se apresentou com os mais expressivos grupos do Brasil, e na televisão foi destaque no quadro Humor na Caneca do Programa do Jô, que recebe semanalmente comediantes de todo o Brasil.

Rodrigo Marques:

Rodrigo Marques ingressou no Stand up comedy, em 2008, desde de lá não parou, em 2011 foi finalista do primeiro concurso de Stand Up Comedy do Risadaria, faz shows em todo o Brasil e já dividiu o palco com os maiores nomes do humor nacional. Ministrou junto com o humorista Bruno Romano o primeiro WorkShop de Stand Up Comedy do Nordeste. Já se apresentou no Rio de Janeiro como convidado do primeiro grupo de Stand Up Comedy do Brasil o “Comédia em Pé” , tem também no seu currículo apresentações em Lisboa com grandes humoristas portugueses, faz parte do casting da melhor casa de show do Brasil, o “Comedians” que fica em São Paulo.

Rafael Portugal:

Rafael Portugal é um ator, comediante e músico brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 23 de setembro de 1985. É mais conhecido pelo trabalho na internet em diversos papeis na produtora Porta dos Fundos.Filho de uma psicóloga e de um psiquiatra, Rafael começou a carreira como músico ao formar uma banda com seus amigos. A banda se chamava Preto Tu. Se destacaram no cenário independente sendo comentada por Caetano Veloso e fazendo diversos shows. Estuda cinema no Rio de Janeiro e antes de completar a faculdade decide estudar teatro. Vai para a faculdade de artes cênicas também no Rio de Janeiro. Em 2005, forma o grupo de improvisação Avacalhados, junto com Diego Becker, Fábio Nunes, Luizinho Lima e Tatá Werneck, seguindo até os dias de hoje com os esquetes.

A culpa é do Cabral ocorre toda terça no Comedy Central ás 23h.
Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem