...

Amantes de redes sociais e de literatura podem criar uma conta nessas plataformas literárias e usufruir de um espaço voltado exclusivamente para os livros. Confira abaixo três opções que podem ser baixadas tanto em iOS quanto no Android. Além de acessadas pelo navegador em seu computador também! 

Skoob

O Skoob é uma rede social brasileira e colaborativa feita exclusivamente para leitores, lançada em 2009. Uma curiosidade é que “skoob” na verdade é a palavra “livros”, em inglês, ao contrário: books. 

Aplicativo do Skoob para iOS e Android.

O sucesso dessa plataforma foi tão grande que já nos seus três meses iniciais, o Skoob já contava 10 mil leitores — ou skoobers, como são chamados. Permite a interatividade com outras redes sociais como o twitter e o facebook, e também com algumas lojas. Por exemplo a Saraiva, Submarino ou Americanas. A partir do cadastro é possível listar o que você está lendo, o que já leu, o que pretende ler, o que está relendo e quais leituras foram abandonadas, formando assim uma “estante” virtual. O sistema tem um “paginômetro” que soma as páginas dos livros marcados como já lidos, além de uma média de páginas.

A parte interessante é que os próprios usuários pode adicionar títulos ainda ausentes no banco de dados. Possui também a funcionalidade denominada “PLUS”, onde os usuários podem disponibilizar seus livros para troca com outros usuários da rede social. Além disso, existem sorteios ativos diariamente. É só participar e torcer.

Goodreads

Você sabia que o Goodreads é da Amazon? Foi lançado em 2007 e comprado pela empresa em 2013. Os usuários dessa rede social podem se inscrever e registrar livros para gerar catálogos de bibliotecas e listas de leitura. Eles também podem criar seus próprios grupos de sugestões de livros, pesquisas, blogs e discussões. Mas infelizmente só existe versão em inglês.

Aplicativo literário Goodreads.

O Goodreads está presente em outras redes como pinterest, twitter e facebook. Você pode associar a sua conta com uma rede social e importar contatos para a plataforma. 

No site e no app os usuários podem adicionar livros a suas estantes pessoais, avaliar e rever livros, ver o que seus amigos e autores estão lendo. Podem também participar de fóruns de discussão e grupos sobre uma variedade de tópicos e obter sugestões para futuras escolhas de leitura com base em seus livros. 

Uma vez que usuários adicionem amigos ao seu perfil, eles verão as prateleiras e comentários de seus amigos e, podem comentar as páginas dos amigos. Goodreads apresenta um sistema de classificação de uma a cinco estrelas, com a opção de acompanhar a avaliação com uma revisão por escrito. O site fornece prateleiras padronizadas como: “lendo atualmente e, para ler”, fornece também a oportunidade de criar prateleiras personalizadas, para categorizar os livros de um usuário. 

Segundo a própria Wikipédia, também é possível ler ou ouvir uma prévia de um livro no site usando Kindle Cloud Reader e Audible (site de audio books). Ele também oferece questionários e trivialidades, citações, listas de livros e brindes gratuitos. Os membros podem receber o boletim de notícias regular que caracteriza livros novos, sugestões, entrevistas de autores e poesia. 

Cabeceira

Mais recente entre as redes sociais citadas anteriormente, o Cabeceira é um aplicativo da TAG Livros. Para quem não sabe, a TAG é um clube de assinatura mensal que envia um livro surpresa por mês. O app da Cabeceira segue a mesma premissa dos anteriores: é possível informar todos os livros que você já leu, aqueles que deseja ler e os que estão sendo lidos no momento, com a opção de receber notificações para lembrar da leitura. 

Print do aplicativo literário.
Aplicativo Cabeceira.

Por mais que seja bem mais limitado do que o Skoob ou o Goodreads, o Cabeceira é um aplicativo intuitivo e bem fácil de mexer. Ele permite registrar quantas páginas já foram lidas, assim como em qual página você parou a leitura e a porcentagem que já foi lida, para que o usuário saiba quanto ainda falta para terminar. O app lança um cronômetro na tela que deve ser iniciado assim que o usuário começar a ler. Ao final, basta parar o cronômetro e registrar a página em que parou. O timer ajuda a descobrir o ritmo de leitura e, baseado no tempo que o usuário levou para ler essas páginas, informa quanto tempo ele deverá levar para concluir o livro.

 

 

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI