Veja as nossas dicas de como ter o hábito de ler

Se sua meta para 2024 é investir mais na leitura, então veja as nossas dicas de como ter o hábito de ler na sua vida. Mesmo que não seja fácil no início, é possível criar o ritmo e continuar em frente. Por isso, veja nossas dicas de como ter o hábito de ler:

Veja também- Healing Literature ou ‘literatura de cura’: Descubra o que é

Comece pelo que você mais gosta:

Em primeiro lugar, na hora de fazer com que um novo hábito vire parte do seu dia a dia, quanto mais fácil, melhor. Por isso, escolha títulos que você tem 100% de certeza que irá se conectar.

Gosta de esportes? Que tal procurar pela biografia de um atleta que você admira?

Amou um filme que foi produzido a partir de um livro? Que tal ler a sua versão original? O importante é buscar por histórias interessantes e que irão te despertar curiosidade. Mas, evite livros muito complexos e grandes para não desanimar!

O que acha de ler contos?!

Se você tem dificuldade de terminar um livro ou tem medo de obras com muitas páginas, comece lendo contos. Os contos são narrativas curtas que, em geral, envolvem apenas um conflito. Por isso, são mais fáceis, levam menos tempo e vão preparar você para o estilo e o ritmo de um novo autor.

Encontre os melhores horários da sua rotina para ler:

A leitura exige a sua atenção completa. E talvez seja até por isso que muita gente sente dificuldade em conseguir criar esse hábito. Por isso, diante das suas obrigações de trabalho e estudo, é importante entender quais são os melhores horários para encaixar essa atividade.

Será que você gosta mais de ler durante o café da manhã ou antes de dormir? Perceba o que funciona melhor para você e faça disso um ritual de autocuidado.

Confira dicas de como ter o hábito de ler

Nada de se pressionar quando criar seu hábito de ler:

O momento da leitura pode ser prazeroso. Encontre o seu ritmo e aproveite o momento. Só tome cuidado para não deixar a rotina extremamente rígida, se obrigando a ler em horários pré-determinados mesmo que você não esteja com vontade.

Começou e não está conseguindo se concentrar? Tente de novo amanhã.

Você não está gostando daquele livro que todo mundo te indicou? Por que não parar e retomar essa leitura em um outro momento da vida? Aliás, forçar a leitura é a pior coisa que você pode fazer!

Peça indicações:

Por que não pedir ajuda para aqueles que já tem o hábito da leitura desenvolvido?

Afinal, uma ótima opção é pedir sugestões com os títulos mais recomendados por ela. Essa é uma maneira de você escolher os livros mais assertivamente, sem correr muitos riscos de se surpreender negativamente e acabar desistindo da leitura. Além disso, conversar com pessoas que já conseguem ler com a frequência com que você gostaria é uma boa alternativa para descobrir como elas conseguiram chegar onde você quer.

LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar? A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: vale a pena ver? Se o personagem do seu filme favorito fosse uma animação da Pixar Livros de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher Músicas que falam sobre términos Livros com jogadores de futebol americano para você ler Livros do Grupo Editorial Record para o Dia das Crianças Conheça Cyberpunk 2077: Nenhum acaso AMOR E LIVROS! ENTREVISTA EXCLUSIVA COM JENNA EVANS WELCH, AUTORA DE AMOR E GELATO