...

O Oscar é a premiação mais importante de quem vive para o cinema, com o objetivo de homenagear os melhores do universo cinematográfico do ano em questão. Organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, teve sua primeira edição em 1929 e desde então muitas obras e artistas da 7ª arte foram premiados.

Em 2018, a festividade chega a sua 90ª edição. Muita coisa já aconteceu nesses quase 90 anos de premiação, por isso resolvemos listar os filmes, atores e diretores que mais levaram as estatuetas douradas no Oscar desde o começo de sua história.

Filmes

  • Ben-Hur (1959)

Das 12 indicações que a produção foi indicada na edição de 1960, um dos maiores épicos da história do cinema venceu 11: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Gravação de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Cinematografia, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Efeitos Especiais.

  • Titanic (1997)

O maior clássico do cinema norte americano que narra a história de amor entre dois jovens em um navio prestes a naufragar, levou 11 estatuetas das 14 categorias que fora indicado: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora Original de Filme Dramático, Melhor Canção Original, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Efeitos Sonoros, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Cinematografia, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.

  • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

A trilogia “O Senhor dos Anéis” em si foi indicada em, pelo menos, 30 categorias ao todo, nos seus respectivos anos de lançamento, levando 17 estatuetas com toda a franquia. Porém, 11 dessas 17 foram destinadas ao filme “O Retorno do Rei” em 2004. Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção De Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Mixagem De Som e Melhores Efeitos Visuais são as categorias ganhas.

Imagem relacionada
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Atores

  • Walter Brennan

Foi o primeiro ator a conseguir chegar à marca de três estatuetas na premiação. Todos pela categoria Melhor Ator Coadjuvante por seus trabalhos em Meu Filho É Meu Rival (1936), Romance do Sul (1938), e O Galante Aventureiro (1940).

  • Jack Nicholson

Com mais de 60 anos de carreira, o ator também carrega em sua bagagem artística três estatuetas do Oscar, sendo o único ator, junto a Michael Caine, que foi nomeado a um Oscar em todas as décadas entre os anos 1960 e 2000. Os três prêmios foram correspondentes aos seus trabalhos em Um Estranho no Ninho (1976), onde ganhou por Melhor Ator, Laços de Ternura (1984) na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, e Melhor É Impossível (1997), novamente por Melhor Ator.

  • Daniel Day-Lewis

O ator entrou recentemente no grupo de quem já levou três estatuetas, tendo chances de aumentar a quantidade, já que o mesmo está indicado no Oscar de 2018 por Trama Fantasma na categoria Melhor Ator. Daniel Day-Lewis é o único ator a levar os três prêmios na categoria de Melhor Ator, por seus trabalhos em Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012).

Resultado de imagem para Daniel Day-Lewis

 

Atrizes

  • Katharine Hepburn

Por mais de 60 anos, Katharine Hepburn foi uma figura importante no cenário de Hollywood. Até hoje é a atriz com mais estatuetas do Oscar na história do cinema e da premiação, com 12 indicações e quatro vitórias. Esses quatro prêmios são referentes aos filmes Manhã de Glória (1933), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967), O Leão no Inverno (1968) e Num Lago Dourado (1981).

  • Meryl Streep

Com 21 indicações, Meryl Streep é a atriz que mais esteve no páreo para levar a tão almejada estatueta. Em 2018 está indicada na categoria Melhor Atriz, por seu trabalho em The Post: A Guerra Secreta. Ao longo de sua carreira, a atriz já levou três estatuetas, o primeiro por Kramer vs. Kramer (1979), como Melhor Atriz Coadjuvante, em seguida foi pelo filme A Escolha de Sofia (1982), na categoria de Melhor Atriz, e depois em Dama de Ferro (2011), também como Melhor Atriz.

Resultado de imagem para Meryl Streep oscar

Diretor

  • John Ford

O diretor já venceu 4 das 5 vezes que fora indicado na categoria Melhor Diretor. Depois do Vendaval (1953), Como Era Verde O Meu Vale (1941), As Vinhas da Ira (1940) e O Denunciante (1935) foram os filmes responsáveis por dar ao diretor as estatuetas.

Bônus: Quem mais levou estatuetas para casa na história da premiação, como produtor, foi Walt Disney. Ao todo, ganhara 22 troféus das 59 vezes que fora indicado. Além disso, Edith Head foi a figurinista que mais recebeu prêmios por seus trabalhos (oito no total). Ela foi a grande inspiração para a personagem “Edna Moda”, da animação “Os Incríveis”.

Resultado de imagem para Edith Head
Edith Head

Curiosidades: Tatum O’Neal foi a vencedora mais jovem a receber um Oscar. A atriz tinha 10 anos quando recebeu a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Lua de Papel, de 1973. Em contrapartida, Christopher Plummer foi a pessoa mais velha a receber a honraria. Aos 82 anos, o ator conquistou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho em Toda Forma de Amor (2010).

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI