...

Se há 30 anos precisávamos de comprar um disco de vinil para consumir uma lista de músicas, hoje a possessão de um ficheiro físico já não é necessária. O que o público realmente quer é aceder a música, preferencialmente a uma biblioteca composta por dezenas de milhões de álbuns.

Com a Internet agora é possível ouvirmos música de uma forma completamente diferente. Em plataformas de streaming podemos ouvir, comprar, alugar e vender música a um preço bastante acessível. Por isso mesmo apresentamos uma lista de alguns dos serviços de streaming mais utilizados no mundo.

Resultado de imagem para SpotifySpotify:

Trata-se do maior streaming da indústria da música. Criado pelo sueco Daniel Ek, o Spotify disponibiliza uma biblioteca de 30 milhões de músicas aos seus utilizadores que podem ser consumidas em duas modalidades. Na versão gratuita o consumidor não precisa pagar por nada, mas ouve publicidade e não pode ouvir às suas músicas se estiver offline. O modo Premium quebra todas essas barreiras: por 7,99 euros por mês, pode ouvir música onde quiser e quando quiser, sem anúncios. De acordo com um estudo da Records Industry Association of America, em 2015 o Spotify contava com mais de 60 milhões de subscrições por todo o mundo, dentro dos quais se distinguem os mais de 1,4 milhões de portugueses.

Resultado de imagem para apple music logoApple Music:

Para fazer face aos concorrentes, a Apple também decidiu entrar no mercado do streaming. Depois de comprar o Beats do hip hopper Dr. Dre e Jimmy Iovine, a gigante de Steve Jobs deu os primeiros passos com um serviço que incorpora mais de 30 milhões de canções. Já disponível em vários países, o Apple Music chegou a Portugal e ao Brasil em Junho de 2015. Os primeiros três meses de utilização são gratuitos, sendo que, a partir desse período, os utilizadores deverão decidir se querem ou não pagar a mensalidade mínima de 9,99 euros – ou 10 reais -, pelo uso individual. Um pacote familiar para até 6 pessoas está também disponível por 14,99 euros – ou 15 reais -. A Apple Music permite ouvir música offline e sem restrições.

Resultado de imagem para Tidal logoTidal:

Para responder ao Spotify, Jay-Z apresentou em março de 2015 o Tidal, projeto que assume ao lado de artistas como Madonna, Kanye West, Alicia Keys e o Daft Punk. Uma plataforma dos artistas para os fãs, o Tidal só pode ser usado após um pagamento, acreditando que não é justo aceder à música de forma gratuita. Além de poupar os consumidores a publicidade, esta plataforma de streaming disponibiliza conteúdos exclusivos assim como novas músicas em primeira mão. O Tidal está disponível em duas modalidades: uma versão a 6,99 euros com música com qualidade padrão, assim como videoclips; e uma versão a 12,99 euros, que se distingue da primeira ao apresentar música em alta qualidade.

Resultado de imagem para xbox logoXbox Music:

E se achava que a Microsoft se mantinha longe deste universo musical, fique desenganado: a XBOX Music oferece, neste momento, mais de 38 milhões de músicas por 9,99 euros por mês ou o pagamento de uma anualidade de 99,90 euros. Até ao momento, é o serviço de streaming com uma maior biblioteca musical, embora não existam informações concretas quanto ao número de utilizadores que subscreveram à plataforma. Tal como acontece com outros serviços de streaming, o XBOX Music pode ser reproduzido em diversos dispositivos e dispõe também de um modo offline. Todos os que quiserem experimentar o XBOX Music podem fazê-lo gratuitamente durante um período teste de 30 dias.

Resultado de imagem para iTunes png logoiTunes:

A iTunes Store foi a resposta da Apple, em 2003, à tendência crescente de se consumir música em formato digital. A partir do mesmo software, que funciona como reprodutor de música e gestor de dispositivos Apple, qualquer pessoa pode visitar a iTunes Store e comprar álbuns de música ou, se preferir, apenas faixas únicas de um álbum. Após proceder ao pagamento, o utilizador pode descarregar a sua música quando quiser e quantas vezes que quiser. A iTunes Store é conhecida ainda pela sua organização incrível da música em categorias, disponibilizando rapidamente novas faixas musicais e apresentando tops semanais das músicas mais compradas em cada gênero musical.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO