...
Cinema Brasileiro

O cinema do Brasil existe como exibição e entretenimento desde julho de 1896, e como realização e expressão desde 1897. Embora nunca tenha chegado a se estruturar plenamente como indústria, o cinema brasileiro, em seus mais de 120 anos de História, teve momentos de grande repercussão internacional, como na época do Cinema Novo, e de crescimento do mercado interno, como no período da Embrafilme. Na primeira década do século XXI, a atividade cinematográfica no Brasil envolve pouco mais de 2 mil salas, que vendem uma média de 100 milhões de ingressos anuais, dos quais entre 15 e 20% são para filmes brasileiros. A produção nacional tem mantido uma média de 90 a 100 filmes de longa-metragem por ano, sendo que nem todos conseguem lançamento comercial.

Mas aí você pergunta : Por que não tem o reconhecimento que merece?

As terras tupiniquins possuem obras cinematográficas incríveis como Central do Brasil (no qual concorreu a um Oscar de melhor filme estrangeiro e uma indicação para Fernanda Montenegro), Cidade de Deus, Auto da Compadecida, Meu Tio Matou um Cara, entre outros. Porém, a falta de interesse do público por uma novidade e a busca apenas pelos filmes do incrível e fantasioso mundo de Hollywood, faz achar que nada vai superar o cinema internacional, e é o que pode prejudicar cada vez a interpretação artística. Cada país do mundo tem sua própria identidade visual e linguagem cinematográfica, e copiar o mesmo tom de outro fica artificial e não explora com mais profundidade os temas que o Brasil carrega.

Além disso, é inegável não comentar sobre o excessivo consumo de filmes de comédia que têm tomado o espaço no mundo cinematográfico. Não é que não pode ter filmes desse gênero, claro que pode, mas se tornou quase uma indústria de tantos que são lançados. Pode até ser uma preferência do público, mas os diversos gêneros tentam deixar sua marcar e querem cativar da mesma que a comédia. O cinema tem espaço para todos as formas de expressão artística. É um lugar no qual podemos ver a realidade através de uma câmera e com uma perspectiva. Por que não dá uma olhada no que o Brasil tem a oferecer?

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO