Início de ano é sempre aquela loucura de organizar as metas literárias: Quais livro ler? Qual gênero se aventurar? As vezes até ficamos perdidos em quais metas colocar e por qual razão fazer metas. Para te ajudar a organizar o seu ano na leitura, fizemos um conteúdo especial que você pode usar de consulta o ano inteiro. Pronto? Vamos lá!

Qual é a vantagem de fazer metas?

Antes de listarmos as metas, é importante falarmos os motivos para fazer ou não uma lista de metas para seguir. Primeiro, quando fazemos uma lista de metas não significa que devemos cumprir ela inteira, é apenas um norte para o que queremos realizar durante os 12 meses do ano. Contudo, durante esse tempo muitas coisas mudam, sentimentos, necessidades e temos que ir nos adaptando. Então é normal alterar essas metas ao longo do ano, não só é normal como é muito válido.

Outra coisa legal de fazer as metas é que você pode comparar o seu comportamento, hábitos e costumes de um ano para o outro. Porém, o que tem que ficar claro é que você não tem que se cobrar para cumprir essas metas.

Ideias de metas literárias

Agora que já conversamos um pouco, bora então montar nossas metas.

  • Quais livro eu quero ler?

Quantidade não significa qualidade, o importante nesse tópico é listarmos os livros que mais queremos ler e dentro dessa lista separar os que mais tem chance de parar na sua cabeceira. Sempre tentando deixar a lista mais compacta para que ao longo do ano você possa incluir outras leituras.

  • Ler mais x gênero

Aqui geralmente você irá colocar clássicos, romances, terror, qualquer outro gênero que não está no seu hábito de leitura. Entretanto, mesmo sendo um tópico interessante para sair da caixinha, no primeiro momento pode ser difícil se acostumar, então opte por um gênero que não foge muito do que você está acostumado. Exemplo: leitora de romance, quer ler terror, então procure um suspense, thriller levinho para depois chegar no terror.

  • Ler pelo menos um livro no Kindle por mês

Ótimo para desencalhar aqueles livros que pegamos de graça na Amazon. Detalhe, em sua maioria são livros excelentes para tirar da ressaca.

  • Finalizar trilogias/séries

Essa é pouco mais complicado, mas organizando dá para matar um livro por mês e completar aquela leitura. Contudo, se você vê que não está andando, acho que vale dá uma segurada e tentar investir o tempo em outra leitura.

  • Ler mais livros de x autor

Essa é outra ótima opção para sairmos da zona de conforto e conhecer outros autores, outras escritas. É uma experiência que eu realmente amo fazer, principalmente porque não precisamos sair do nosso gênero favorito, podemos apenas conhecer novos autores.

  • Ler mais livro de x idioma

Essa meta é muito interessante, mas temos que tomar cuidado. E comum as pessoas quando colocam essa meta dizer: “Um livro em inglês por mês”. Gente, as vezes não vamos ler nem um em português no mês quem dirá um em outro idioma. Então para essa meta eu aconselho sim colocar mas limitando ex: Pelo menos um por ano, um por bimestre, cinco ao ano. Mas não colocar um por mês.

  • Comprar menos livros

Esta é uma meta maravilhosa e difícil de seguir. Mas, para tornar ela mais fácil, você pode dizer que “Comprar livros só se tiverem abaixo de x valor”. Acho que desta forma você consegue visualizar melhor a meta e colocar um limite até mesmo quando tiver uma “promoção”.

  • Desapegar

Sempre temos aqueles livros que deixamos de lado, não temos mais interesse de ler, ou até mesmo livros que já lemos e não temos a minima vontade de reler. É com esses livros que vamos praticar o desapego, seja dando para um amigo, fazendo troca no skoob ou até mesmo doando.

Não se cobrar é o segredo para as metas literárias fluírem naturalmente durante o seu ano. Saiba que tudo pode mudar e não se culpe por isso. Alguns meses você irá muito, outros nada e não ligue, deixe a vida seguir e no final do ano pegue a sua lista e sinta-se feliz com o que cumpriu.

LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar? A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: vale a pena ver? Se o personagem do seu filme favorito fosse uma animação da Pixar Livros de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher Músicas que falam sobre términos Livros com jogadores de futebol americano para você ler Livros do Grupo Editorial Record para o Dia das Crianças Conheça Cyberpunk 2077: Nenhum acaso AMOR E LIVROS! ENTREVISTA EXCLUSIVA COM JENNA EVANS WELCH, AUTORA DE AMOR E GELATO