...

Hello trevosos!

Você deve conhecer o Machado de Assis por trabalhos como Dom Casmurro, A igreja do Diabo, Capitu… Dentre outros escritos que provavelmente te apresentaram na escola e você (a maioria do povo é assim) pegou um trauminha nessa época, seja pela obrigatoriedade da leitura, pela escrita rebuscada ou só não era seu tipo de leitura mesmo, ou, você é um diferente que amou também o autor ai, ou pior, você nem sabe quem é Machadão. Bom, de qualquer forma essa matéria é pra todos vocês que amam, são indiferentes ou odeiam o tio Machado. Vou provar pra vocês que ele é um reizinho do terror e vamos amá-lo.

Machado de Assis é escritor de TERROR Sim senhores!

 

Fã e estudioso de Edgar Allan Poe, Machado traduziu The Raven (O Corvo) de Edgar Allan Poe em 1883. Além de ser possível encontrar referências da escrita de Poe em alguns contos de Machado, não somente referências dos escritos de Poe, mas a “maneira” que o escritor inspirava: “horror, mórbido e gótico”.

O Bruxo de Cosme Velho, esse título foi definitivamente emoldurado em Machado quando Drummond escreve o poema; A um bruxo, com amor. Trata-se de um lindo poema construído com descrições indiretas que fazem alusão ao Machado, mas não citam seu nome, porém contem flashs do que se sabe da vida do autor e tem várias das suas personagens citadas. Mas essa história, que é quase uma lenda, vem da rua Cosme Velho no Rio de Janeiro onde Machado a muito morou. Na época conta-se que Machado tinha um caldeirão onde queimava várias cartas e o fazia em sua maioria a noite, como naquela época a magia perpetuava muito mais o nosso dia a dia, logo Machadão com esse ato de misticismo despertou entre os viventes a suspeita de ser um bruxo. Assim surgiu; O Bruxo de Cosme Velho, em tradução a ele que era um Bruxo e vivia na rua Cosme Velho.

Além dessas duas distintas curiosidade sobre o autor, vamos a alguns contos de terror que você precisa ler para entrar no lado sombrio que Machado nos presenteou.:

 

O1. A Causa secreta de Machado de Assis.:

Sinopse.: “Quão incomodo você se sente em ver uma criatura, seja bicho ou seja gente, sofrer? Você sente algo? Te da pena ou repulsa? Ou você não sente nada? Essa é a história de um homem que tinha verdadeiro prazer em torturar e observar os limites de agonia e dor das criaturas.”

 

O2. Sem Olhos de Machado de Assis.:

Sinopse.: “Em uma reunião durante a tarde, alguns colegas conversam sobre histórias de fantasmas, folclóricas, lobisomens e criaturas sobrenaturais. Até que um dos senhores presentes na reunião narra uma história assustadora e doentia que jura, não somente ser verdade, como também ser testemunha. Essa história é sobre um homem e um amor, mas um amor doentio que persegue, observa e toma para si partes do corpo de quem jura amar.”

 

Existem mais contos de terror do vô Machado por ai, um dos exemplares que me indicaram que contem uma boa fatia desse Machado Sombrio é uma antologia do terror da Darkside Books.:

Medo Imortal da Darkside – Amazon

Liderados por nosso maior escritor, Machado de Assis, aqueles intelectuais brasileiros são pessoas de seu tempo, conectados com o que estava sendo produzido nos grandes centros culturais do mundo em sua época. Nas páginas de Medo Imortal estão reunidos, além de poesias, 32 exemplares da prosa de escritores diretamente ligados à nossa principal instituição dedicada à literatura. São contos que evocam o sobrenatural, apresentam monstros, descrevem atos de psicopatas, dão o testemunho de todo tipo imaginável de atrocidades concebidas pela mente humana. Produzidos entre a segunda metade do século xix e a primeira metade do século xx, tais textos representam o que de melhor se escreveu nos primeiros cem anos de produção do terror em nosso país. Organizado pelo jornalista Romeu Martins, com ilustrações de Lula Palomanes, a lista de autores para o livro contou com a colaboração de estudos realizados pelos maiores pesquisadores do terror e do insólito das principais universidades brasileiras. São ao todo treze autores, escolhidos entre os patronos, os fundadores e os primeiros eleitos para ocupar os salões da Academia Brasileira de Letras.

 

Foi isso! Até o próximo susto!

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO