Mulher não pode trabalhar fora. Mulher não pode mostrar o corpo. Mulher não pode ganhar o mesmo que os homens. Esse tipo de frase já foi pronunciado durante muitos anos, mas atualmente essas atitudes não têm sido aceitas como antes. Isso se dá devido ao aumento da popularidade do termo empoderamento feminino. O chamado efeito “girl power” está tomando conta das redes e levando essa discussão a um nível jamais atingido.
A expressão empoderamento feminino refere-se a um processo de busca e conquista da autonomia e da autodeterminação a partir da própria mulher, sem ser possível que outra pessoa faça isso pela mesma. Ou seja, somente a mulher pode reconhecer quem ela é e aonde quer chegar. Essa teoria só não contava com um detalhe: a opinião da sociedade.
Nos últimos meses o que tem acontecido de violência contra mulher é algo que vem espantando a sociedade. Um dos casos aconteceu no interior da Paraíba. Uma mulher foi até a delegacia para denunciar o ex-companheiro por agressão e teve de ouvir o delegado perguntar: “tem certeza que não foi o guarda-roupa ou uma escada?”. É por esse tipo de situação que milhares de mulheres passam todos os dias. Esse tipo de pergunta faz a mulher questionar quem tem razão.
Durante anos mulheres foram exploradas e humilhadas pela sociedade, sem um motivo razoavelmente aparente. Alguns utilizavam como justificativa as tradições e os costumes, mas a cada dia que se passava as mulheres iam percebendo que essa é uma justificativa rasa.
Por isso, independentemente do que a sociedade diga, seja você e seja feliz!
Julia Lins é jornalista