Veja mais do livro "Ainda estamos Vivos"

Confira tudo sobre "Ainda estamos Vivos"

Sendo um lançamento da Editora Verus, vamos conhecer a fundo do romance de estreia de Emmanuelle Pirotte, “Ainda estamos vivos”. Pois temos uma obra que tem contexto durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, comenta sobre força da amizade em tempos de conflito. Por outro lado, desconstrói ideias maniqueístas sobre o período de forma respeitosa e empáticaMas, vamos comentar passo a passo, diante do livro “Ainda estamos vivos”:

Veja também: 5 Livros da Editora Verus para conhecer

Sinopse:

Veja mais de Emmanuelle Pirotte, “Ainda estamos vivos"Escrito a partir de um roteiro cinematográfico, o livro parte do tenso encontro de uma menina judia e um soldado alemão na Segunda Guerra. Renée diz ter 7 anos, mas não sabe sua idade, nem mesmo seu nome real. A tragédia da guerra a fez se refugiar em porões de famílias diferentes durante toda a sua vida. Em mais uma de suas corridas pela sobrevivência, é entregue a dois soldados com uniformes americanos, que se revelam infiltrados alemães em pouco tempo.

O que era para ser a cena de assassinato da criança ganha um fim inesperado. Mathias, um dos soldados, é movido por uma emoção inexplicável e atira em seu parceiro para defender Renée. A partir desse acontecimento, os personagens entram em uma jornada de descobertas. O leitor entende Mathias e Renée conforme eles conhecem um ao outro e a si mesmos.

A menina é dona de uma maturidade fora do comum. O caos da guerra, a ausência da família e a falta de informações sobre a sua origem transformaram Renée em uma criança de sabedoria quase milenar. Observadora, aprendeu a se portar diante das famílias por onde passou e a ter certa frieza. Por muitas vezes, isso garantiu sua sobrevivência.

Mathias, frio e calculista, reage a Renée de forma inconstante. Ora com encanto, ora com raiva. O soldado é sempre imprevisível e surpreende o leitor a cada capítulo.

Sobre a autora:

Em seguida, precisamos falar um pouco da criadora do enredo. Nascida em 1968 na Bélgica, Emmanuelle Pirotte é historiadora da arte, roteirista e escritora. Sem contar que é filha do escritor e pintor, Jean-Claude Pirotte. Para quem não sabe, “Ainda estamos vivos” é seu primeiro trabalho como autora. Em entrevista concedida à livraria Mollat, em 2016, ela diz que a obra foi originalmente o resultado de um esforço com Sylvestre Sbille.

Isso vem do fato de crescerem em famílias ligadas à resistência ou a crianças escondidas durante a guerra. Ainda mais, eles “foram assombrados por essas histórias”. Diante disso, escreveram um roteiro juntos para tentar virar uma obra cinematográfica. Mas, devido a demora, Emmanuelle transforma as páginas em um trabalho literário. Atualmente, já foi traduzido para quinze idiomas e conquistou algumas premiações do mercado editorial.

O que esperar do livro?!

Decerto, “Ainda estamos vivos” traz um momento específico para uma transformação completo. Afinal, é ambientado em um período conturbado da história da Europa. Especialmente no declínio do exército nazista e os últimos abusos gratuitos gerados pela SS antes de assinar sua rendição. Ainda que conta a respeito da amizade improvável entre um soldado alemão e uma menina judia, no qual nasce uma relação forte. Como se fosse um toque de esperança na escuridão da guerra.

Todavia, é uma produção que mostra a quebra da infância, em que as crianças são forçadas crescer muito rápido para enfrentar as dificuldades e lutas durante esse período. Principalmente, para uma garota judia que perdeu tudo num piscar de olhos. Com toda a certeza, o livro é uma forma de aprendermos mais sobre humanidade em tempos difíceis. Também uma lembrança de um momento mais do que marcante.

Não deixe de conferir também: Conheça o livro “O pequeno caderno das coisas não ditas”, de Clare Pooley

FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar? A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: vale a pena ver? Se o personagem do seu filme favorito fosse uma animação da Pixar Livros de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher Músicas que falam sobre términos Livros com jogadores de futebol americano para você ler Livros do Grupo Editorial Record para o Dia das Crianças Conheça Cyberpunk 2077: Nenhum acaso