...

Para quem ainda não sabe a Flipop é um Festival de Literatura Pop, organizado pela editora Seguinte desde 2017. Em 2022 o festival será ainda mais especial, pois será o ano dos reencontros. Depois de duas edições online, o evento volta a ser presencial e acontece nos dias 9, 10 e 11 de setembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Confira a programação completa

Sexta-feira (9/9)

  • 14h15: O novo normal: literatura pós-isolamento social

O fazer literário foi bastante afetado pela pandemia — muitos escritores, agentes e editores tiveram que lidar com crises e burnout. Agora, as atividades presenciais estão sendo retomadas, inclusive os eventos literários. O que esperar desse reencontro com os leitores?

Image

  • 15h45: Ativismo jovem

Cada vez mais, os jovens têm protagonizado movimentos que lutam para transformar o mundo num lugar melhor — seja no campo social, ambiental, ou político. Qual a importância de levar essas pautas para as páginas?

Image

  • 17h15: Autoficção: os limites entre o ficcional e o biográfico

odo autor coloca um pouco de si em suas obras, mas algumas se destacam pelo tom confessional e íntimo. Como é compartilhar sua história e suas vulnerabilidades com o público?

Image

  • 18h45: Literatura com trilha sonora​

Toda forma de arte está conectada. A música e a literatura não são diferentes: vários autores usam as canções como fonte de inspiração, ou até mesmo as incluem em suas narrativas. Quais são as músicas que embalam as histórias do YA nacional?

Image

Sábado (10/9)

  • 14h15: Bate-papo com E. Lockhart

Lockhart nasceu em Nova York e fez doutorado em literatura inglesa na Universidade Columbia. Deu aulas de redação, literatura e escrita criativa. Dela, a Seguinte publicou o best-seller Mentirosos, Família de mentirosos, Fraude legítima e O histórico infame de Frankie Landau-Banks, livro de honra do Michael L. Printz Award.

Image

  • 15h45: Uma conversa sobre leitura sensível

A importância da leitura sensível está mais do que estabelecida. Mas será que ela se tornou prática corrente no mercado? Todos os livros precisam passar por essa etapa? Como isso acontece no dia a dia das editoras?

Image

  • 17h15: Narrativas seriadas

Das newsletters às webtoons, temos visto uma retomada da literatura publicada aos poucos, como os antigos folhetins. Quais as especificidades da produção de uma história contada em várias partes?

Image

  • 18h45: Finais felizes queer

Todo mundo tem direito a um final feliz, e cada vez mais vemos isso incorporado às histórias LGBTQIAPN+, onde antes predominavam traumas e rejeição. Qual a importância de apresentar novas possibilidades para personagens queer? Como é escrever histórias de deixar o coração quentinho?

Image

Domingo (11/9)

  • 14h15: Bate-papo com Casey McQuiston

Casey McQuiston cresceu no sul de Louisiana, estudou jornalismo e trabalhou em revistas por anos, até retornar ao seu primeiro amor: comédias românticas alegres, excêntricas e escapistas. Hoje vive em Nova York com sua poodle Pepper. É autora de Vermelho, branco e sangue azul, best-seller mundial que será adaptado para filme pelo Prime Video, Última parada e Eu beijei Shara Wheeler.

Image

  • 15h45: A ficção especulativa hoje

Sagas estrangeiras sempre ocuparam boa parte das prateleiras dos leitores, mas há décadas autores brasileiros trazem o insólito para suas obras. Quais as características da ficção especulativa contemporânea? Como ela se difere do que já foi feito antes, e do que está sendo feito lá fora?

Image

  • 17h15: Ilustrando um mundo diverso

Nossa sociedade é plural — e as artes gráficas devem refletir isso, com uma paleta cheia de cores e uma grande variedade de traços. O que devemos levar em consideração na hora de ilustrar uma obra para jovens?

Image

  • 18h45: Recordar é viver: meus primeiros textos

Nenhuma obra nasce perfeita, e para provar isso reunimos aqui grandes nomes da literatura jovem contemporânea para se divertirem lendo textos produzidos durante a infância ou no início de suas carreiras. Afinal, todo mundo tem que começar de algum lugar.

Image

Sobre as sessões de autógrafos

Autores nacionais: As sessões de autógrafos acontecerão nos mesmos dias em que eles estiverem presentes nos bate-papos do evento. Horários a definir.

Autores internacionais: Haverá sessões com as duas autoras no sábado e domingo. O esquema de distribuição de senha será divulgado na semana do evento.

Os ingressos você pode garantir no site e os valores vão de R$80 a $60 (meia entrada R$40).

Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã!