Sendo uma das escritoras mais importantes dos últimos anos, veja mais de Angie Thomas e conheça os livros mais marcantes da autora. Afinal, suas obras abordam questionamentos sociais importantes que marcam a leitura. Sem contar que tem sido convocada para transmitir suas histórias originais em diversas áreas. Por isso, vamos saber mais dos livros de Angie Thomas:
Quem é Angie Thomas?
Angie Thomas nasceu, foi criada e ainda vive em Jackson, no Mississipi, o que se percebe pelo sotaque. Quando adolescente, era rapper e sua maior conquista foi ter escrito um artigo sobre si mesma na Right-On Magazine (com foto). É bacharel em Creative Writing pela Belhaven University e possui um diploma não oficial em Hip Hop. Ela ainda sabe fazer rap, se for preciso. Seu livro de estreia, O ódio que você semeia (The hate U give), foi o primeiro a vencer o Walter Dean Meyers Grant, em 2015, na categoria We Need Diverse Books. O romance foi adaptado para o cinema, pela Fox, e chegou ao primeiro lugar da lista do The New York Times na semana do seu lançamento.
Conheça alguns dos livros de Angie Thomas:
O ódio que você semeia:
Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial:
Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente.
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos – no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz.
Na hora da virada:
Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança. Mas, é difícil ter a segurança de estrear quando se é hostilizada na escola e, desde que sua mãe perdeu o emprego, os armários e a geladeira estão vazios.
Então, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canção que viraliza… pelos piores motivos! No centro de uma controvérsia, a menina é reportada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade. Mas, com uma ordem de despejo ameaçando sua família, ela não tem outra escolha a não ser assumir os rótulos que a opinião pública lhe impôs.
Uma rosa no concreto:
Maverick Carter sabe que um homem de verdade cuida da própria família. Como filho de uma ex-lenda da gangue King Lords, Mav faz isso da única maneira que conhece: vendendo drogas. O dinheiro serve para ajudar a mãe, que trabalha em dois empregos para sustentar a casa enquanto o pai está na prisão. Com apenas 17 anos, sabe que sua vida não é perfeita, mas com uma namorada de tirar o fôlego e um primo superprotetor, Mav tem tudo sob controle. Ou melhor, tinha… até descobrir que é pai de um bebê de três meses.
Conciliar a vida nas ruas, os estudos e ainda ser um bom pai não é tarefa fácil. Ainda mais com Iesha, a mãe do bebê, deixando todo o trabalho em suas mãos. Por isso, quando tem a chance de dar um rumo diferente a sua vida, Maverick aproveita. Em um mundo que espera sua derrota, Mav quer provar que é diferente. Afinal, até rosas conseguem florescer nas situações mais adversas.
Nic Blake e os Notáveis: A profecia do Manifestor (Vol. 1)
Tudo o que a jovem Nic Blake mais deseja é ser uma Manifestora tão boa quanto seu pai. Mas, antes disso, ela precisa aprender a usar o Dom, a magia que dá aos Manifestores poderes e habilidades incríveis (tipo enxergar o mundo Notável e suas criaturas fantásticas). E Nic não poderia estar mais animada para seu aniversário de 12 anos, pois o pai prometeu que quando a filha atingisse essa idade lhe ensinaria a usar o Dom. Além disso, ela finalmente ganhou o tão sonhado animalzinho de estimação, uma adorável filhote de cão do inferno chamada Cacau. Entretanto, as aulas de Dom vão ficar pra depois…
Frustrada com a promessa quebrada pelo pai e por um incidente mágico que meio que a deixou de castigo – em pleno aniversário, por sinal, e justamente quando TJ Retro, seu autor favorito, vai fazer uma sessão de autógrafos na cidade -, Nic decide dar uma escapadinha inocente com seu melhor amigo, JP, até a livraria. Porém, essa travessura vai colocar os dois em uma baita confusão!
Não perca também- Nic Blake e os Notáveis: a Profecia do Manifestor- Veja o livro de Angie Thomas
Blackout: O amor também brilha no escuro
Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar… Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas.
Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem — até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn. Neste romance envolvente e apaixonante, composto de seis histórias interligadas, as aclamadas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon celebram o amor entre adolescentes negros e nos dão esperança mesmo quando já não há mais luz.
Nevasca:
Retornando com o mesmo grupo que produziu “Blackout”. A quatro dias do Natal, a cidade de Atlanta se vê coberta de neve. E Stevie se vê prestes a perder a namorada para sempre. Afinal, Sola deu um ultimato: se Stevie não compensar o grande erro que cometeu até a meia-noite, o relacionamento das duas terminará de vez. Stevie nunca foi de fazer grandes gestos românticos, mas dessa vez terá que caprichar. Para isso, ela vai contar com a ajuda de seus amigos, cada um responsável por uma pecinha do grande plano para reconquistar Sola. O que eles não esperavam era ter que lidar com seus próprios sentimentos, romances mal resolvidos — e com a neve que não para de cair.
Veja também-Resenha: Nevasca, nova antologia de amores e alguns desencontros