...

Seja na ficção, ou baseados em histórias reais, estas obras mostram os bastidores e os desafios do exercício jornalístico. Incluindo que não precisa ser da área para apreciar trabalhos famosos. Por isso, para homenagear a profissão, reunimos 5 filmes sobre o jornalismo. Desde grandes denúncias em reportagens até os males da profissão.

1. The Post- A Guerra Secreta (2017)

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Meryl Streep e Tom Hanks, o longa retrata uma das maiores batalhas da história entre imprensa e um governo. Editores do The Washington Post arriscaram suas carreiras para expor segredos governamentais sobre a Guerra do Vietnã. E publicando documentos sigilosos do Pentágono. Liberdade de imprensa e machismo são alguns dos temas abordados nessa produção.

2. Boa Noite e Boa Sorte (2006)

Dirigido por George Clooney, narra as denúncias de um âncora de TV contra um Senador da República que caçava comunistas. Diante do confronto com o político, Edward R. Morrow trava uma incansável batalha pela liberdade de expressão. As reportagens exibidas pelo jornalista e sua equipe de repórteres põe em xeque as táticas usadas pelo governo para esfriar o movimento comunista. Algo que polarizou o mundo ao final da Segunda Guerra Mundial, se contrapondo ao capitalismo.

3. Conspiração e Poder (2015)

https://youtu.be/YAraTeVDJbQ

Este filme vem com aquele detalhe que dá mais sabor a um filme sobre jornalismo. Ou seja, baseado em uma história real. A produtora Mary Mapes descobre que o presidente George W. Bush teria escapado do Exército e de servir no Vietnã ao utilizar contatos privilegiados. A informação chega ao meio da campanha de reeleição. Com apoio do lendário Dan Rather, foi ao ar e imediatamente contestada. Entra em cena o sexismo na imprensa e a força da influência política.

4. O Abutre (2014)

Um jovem entra no mercado independente do jornalismo policial, após não conseguir um emprego formal. Ele e seu assistente começam a filmar crimes e acidentes de trânsito para vender para os jornais televisivos. Com o tempo, ele percebe que pode ganhar mais dinheiro “fabricando” as notícias. O longa nos faz refletir sobre o sensacionalismo dos telejornais policiais e o interesse do ser humano em acontecimentos trágicos.

5. Spotlight- Segredos Revelados (2015)

Vencedor do Oscar 2016 de melhor filme. Neste filme, vemos a investigação da equipe do The Boston Globe . Especificamente sobre os casos de pedofilia e abuso sexual cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. Essa investigação foi realizada no começo dos anos 2000 e rendeu à equipe do jornal o Prémio Pulitzer em 2003. Um fato importante é que mostra que às vezes o jornalista precisa deixar de lado suas crenças e ideologias para divulgar a verdade. Também relata a influência da Igreja na imprensa e em outros setores, como o jurídico e o político.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO