...
No fundo todo mundo gosta daquela história bobinha de um casal jovem que se apaixona, mas sempre tem alguém que não deixa os dois ficarem juntos. Eu gosto e assumo isso, amo um belo clichê. Por essa razão eu também adorei ler Tipo Destino, da  autora Susane Colasanti, publicado pela Novo Conceito.

Tipo Destino é aquele livro fofinho que te conquista pelo enredo juvenil. A história é sobre a amizade de Lani e Erin, melhores amigas desde infância, as duas dividem todos os momentos felizes e triste. Perto de se formarem e darem adeus ao ensino médio, Erin finalmente começa a namorar seu crush Jason, um dos populares da escola, inteligente e simpático e logo os dois tornam-se casal da escola. Estava tudo perfeito e lindo entre eles, até que Jason e  Lani descobrem que o que eles sentem um pelo outro é muito mais que amizade. E agora, como contar a sua melhor amiga que você está apaixonada pelo namorado dela?

“O estranho é que me sinto realmente à vontade com Jason. É como se o conhecesse há muito tempo. Como se já fossemos bons amigos.”

O engraçado que cada uma tem uma personalidade bem diferente, a autora apresenta uma Erin mais dada, popular e que gosta de ser o centro das atenções. Já Lani é reservada e voltada para ações sociais. No começo os leitores se perguntam porque duas meninas tão opostas podem ser tão amigas. O legal que essa resposta vai surgindo ao longo do livro e vai ganhando forma para descobrirmos quem realmente é Erin e Lani.

Mas todo o contexto do livro se passa na relação de Lani e Jason. Que tudo começa com uma amizade e de repente estão juntos querendo apenas um ao outro. É bonito vê como tudo desenrola e como esse amor surge. Claro de forma que o leitor já espera por isso, mas é tão bonitinho ver a amizade dos dois criando laços mais fortes e como um luta para não perder o outro., que dá vontade de catar um amor na rua para chamar de meu.

Outro ponto positivo no livro é a narrativa e como a personagem, Lani amadurece. A autora constrói a história pelo ponto de vista de Lani, que a principio é uma jovem quieta na dela e até com um pouco de medo de arriscar no mundo, mas principalmente, uma amiga submissa as ideias de Erin. Sudane, nos apresenta posteriormente uma personagem toda cheia de atitude que aos pouco vai ganhando autoridade e vontade de brigar pelo que ela deseja, como qualquer jovem em construção da personalidade está passando. Gostei muito de ter a história pela visão de Lani, diferente de Erin, Lani parece muito pé no chão e amiga, não importa de quem seja. Ela é maravilhosa, tem seus defeitos como qualquer pessoa. Amizade dela com Blake também a coisa mais fofa. Aparentemente Lane tem aquele instinto protetor e aconchegante.

Também somos apresentados a outros personagens, não muito simpáticos como Lani e Blake. Temos Erin que, modéstia parte, irrita do inicio ao fim com as suas futilidades e seu ego gigantesco. A autora consegue passar exatamente para a personagem como são realmente as pessoas que pensam como Erin. Ou seja, não é difícil você reconhecer uma Erin na sua escola. Ou seja, a autora repassa todo o período traumático que uma jovem pode passar enquanto está no ensino médio.

“O desconhecido é assustador. Sempre terei medo do futuro. Mas a questão é que o Desconhecido também pode ser empolgante. Sua vida pode mudar de um instante ara o outro. Mas, às vezes, a mudança é a melhor coisa a lhe acontecer na vida.”

Do outro lado temos o maravilhoso Jason, que mesmo todo popular e rodeado de meninas que o deseja, vê na Lani o porto seguro para ele ser quem ele realmente é. Sem aquelas pampas das pessoas quererem ficar ao redor dele, babando ou venerando. A autora nos dá um um personagem que é muito mais que beleza, é inteligente, amigo, companheiro e que está loucamente apaixonado por Lani, basicamente um amor proibido caso queira estragar sua reputação, mas que ele está disposto a perder tudo isso só para ficar ao lado dela.

O desenrolar é muito bem escrito, não só de conteúdo, mas também existe uma ordem cronológica nos casos. Não existe um mistério, mas sim uma curiosidade para saber de Lani  e Jason realmente vão ficar juntos. Talvez esse seja o fraco da história. Um enredo superficial focado em jovens que fazem bulliyng na escola, e sem aprofundar em alguns assuntos e momentos que todo o ensino médio pode trazer de conteúdo. Mas no geral, é uma leitura que flui e é bem agradável.

Tipo Destino, vai fazer você, leitor, mergulhar no universo a amizade de Lani e Erin, pois é um livro que fala muito mais sobre  quais as nossas prioridades, amizade ou amor. E nos questiona, os dois podem andar lado a lada, eu posso ter os dois?
Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO