Pode parecer que o romance de Malu Simões, Para Sempre Lara, é mais uma história de amor bem clichê e tradicional como o público geral gosta. Porém, as entrelinhas tem a capacidade de trazer um novo conceito a esse tipo de narrativa. A história de redescobrimento e amor de Lara vem através de uma viagem aos Alpes suíços com as amigas e quando conhece o misterioso e encantador Christer, que a atrai para uma perspectiva diferente de sua realidade.
A narrativa do livro é bem fluída e “fofa”, aquele tipo de leitura perfeita para dias chuvosos ou frios, mesmo sendo um gênero que se pode ver em filmes. Porém, o diferencial na escrita é o uso de gírias brasileiras e uma linguagem atual que não fica forçado em momento nenhum, muito pelo contrário, fica compreensível e aproxima o público jovem. O que vem para os comentários da protagonista, Lara, uma garota normal com problemas típicos de qualquer jovem, principalmente pelo seu recente término e precisa aprender a voltar para si e para o amor.
Pode parecer de primeiro lance que ela não é interessante ou que é comum demais, mas Lara tem um carisma e um jeito único de ver o mundo, sendo que sua evolução após conhecer o cavalheiro, Christer, avança junto com os mistérios envolvendo o casal. O coadjuvante é o típico príncipe encantado que toda garota sonha em ter, com muito romantismo, gentileza e um pouco de suspense, que seduz tanto a protagonista quanto ao leitor. Enquanto que o restante dos personagens realiza suas funções basicas para ajudar o casal, sem muito destaque.
Pode ser apresentado que uma trajetória repleta de reviravoltas e lendas são outra fonte de novidade, já que são características presentes e marcantes. Apesar que alguns diálogos ficaram “secos”, um pouco conformistas sem aprofundamento, que possivelmente poderia ser mais um elemento diferencial. No requisito estético, a obra bem diagramada e a capa está no estilo perfeito da narrativa, fofo e com aquela sensação de várias borboletas saindo pelo estômago.
Em resumo, ” Para sempre Lara” é um livro delicado, repleto de curiosidades a respeito da Suíça e ótimo para uma leitura rápida e relaxante. Com detalhes clássicos do gênero, ele se diferencia pela protagonista, por sua evolução como pessoa e com o amor.