...

Se me pedisse para descrever esse livro com uma só palavra, eu rapidamente escolheria Nostalgia. Que saudade! Saudade do meu tempo de escola, não que isso tenha ocorrido a muito tempo, não mesmo (será que lembrei de retocar a raíz do cabelo?). Saudades da turma do ensino médio, das loucuras que a gente aprontava, do calendário apertado, do fichário enfeitadinho, que lembrança gostosa!

O livro vai nos contar a história de Lola, que como adolescente típica, vive cercada de amigos que frequentam a mesma escola e, aliás, já tinha esquecido o quanto é gostoso ler histórias nesse ambiente, como a amizade entre os jovens tem o poder de nos resgatar um pouco das pressões do dia a dia. Bem no início da história, Lola narra o término de seu relacionamento com Leo, e sabe aquele cara que o santo não bate? Aos poucos vamos percebendo que esse relacionamento foi transformando Lola e alterando sua identidade. Foi tarde, né?

Lola é uma amiga dedicada, estudiosa, apaixonada por música, mora com a mãe com quem tem uma relação maravilhosa, e a irmãzinha que é a luz da sua vida. Como não torcer pela felicidade dessa garota? Com o fim do relacionamento, Lola decide seguir em frente, e numa noite destinada a afogar as mágoas, acaba se jogando numa experiência de sexo casual, do qual não consegue se lembrar de detalhes. Mas o destino resolve lhe pregar uma peça. Ao chegar à escola, no retorno do período letivo, tamanha é sua surpresa, há um novo aluno matriculado, ninguém menos do aquele a quem ela jurava que seria impossível encontrar novamente.

Ao longo da história conhecemos Jhon, ao mesmo tempo em que Leo está sempre rondando, mas a coisa é conduzida de maneira tão envolvente que vamos alternando sentimentos durante a leitura. Jhon é um cara lindo, mas um tanto quanto misterioso, e a gente fica num medinho de tudo dar errado de repente. Jhon é um dos maiores incentivadores de que Lola invista na carreira de cantora, e com o apoio de seus amigos, ela finalmente decide lançar um canal no Youtube, e obtém sucesso imediato.

 Livro 13 segundos da autora Bel Rodrigues
Livro 13 segundos da autora Bel Rodrigues

Eu sinceramente me senti jogada em todas as direções e fui pega totalmente de surpresa quando a vida de Lola dá uma virada. Ela passa por uma decepção que me partiu ao meio, porque por mais que de certa forma “era de se esperar”, eu já não esperava, não sei, acho que esperava de outra pessoa, sabe? Eu não achava que me sentiria como me senti, tudo foi inesperado para mim, não o desenrolar do livro em si, mas em relação às emoções que a leitura me proporcionou.

O final do livro foi um pouco corrido, o que não prejudica o entendimento mas faz com que a nota de avaliação baixe um pouco. O desfecho se deu rápido demais, como se a autora estivesse com pressa de encerrar o livro, o que foi um pouco frustrante, já que eu estava totalmente envolvida. Acho que mais umas 50 páginas e o livro entraria para o rol dos meus livros favoritos. Ainda assim, recomendo a leitura principalmente porque fazia algum tempo que não lia nada com protagonistas tão jovens, e ao concluí-lo, senti uma imensa vontade de buscar outros livros com essa temática.

O livro apresenta uma playlist a cada início de capítulo, além de muitas músicas serem mencionadas ao longo da história, e pela primeira vez eu tive vontade de buscar as músicas e ouvi-las durante a leitura, tamanha a proximidade com os personagens. Por essas e outras razões, apesar do final corrido, minha nota para o livro é 9. Eu realmente amei a leitura e isso foi um fator surpresa.

 

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI