Relembre um pouco a trilogia de Matrix.

Depois de mais de 20 anos, a saga está de volta nos cinemas e ,hoje, iremos relembrar um pouco a trilogia de Matrix. Especialmente, com um projeto que foi bastante inovador, tanto em seu roteiro quanto nos efeitos especiais utilizados. Sem contar que tivemos um elenco marcante, com Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne. Desse modo, trouxemos características e pontos fortes para relembrar um pouco a trilogia de Matrix:

Não deixe de conferir: Matrix 4- Tudo o que sabemos sobre o retorno da saga

Uma breve sinopse:

Matrix acompanha a aventura de Neo, um jovem hacker que é chamado para o movimento de resistência liderado por Morpheus, na luta contra a dominação dos humanos pelas máquinas. Ele oferece dois comprimidos de cores diferentes: com um continuará na ilusão, com outro descobrirá a verdade. O protagonista escolhe o comprimido vermelho e acorda em uma cápsula, descobrindo que a raça humana está dominada pelas inteligências artificiais.

Vivendo presa em um programa de computador e servindo apenas como fonte de energia. Neo descobre que a resistência acredita que ele é o Escolhido, um messias que virá libertar a humanidade da escravidão da Matrix. Dessa maneira, tivemos uma trilogia de bastante sucesso de público e crítica.

Mas o que é de fato Matrix?

Matrix é uma distopia, ou seja, uma narrativa passada em um universo opressivo e totalitário. Onde o indivíduo não tem liberdade nem controle sobre si mesmo. Na obra, a humanidade está aprisionada por uma simulação, embora não tenha consciência disso. Essa realidade virtual, chamada “A Matriz” (o modelo), foi criada pelas máquinas para manter a população humana sob seu domínio e sugar a sua energia.

Ao estilo das narrativas distópicas, o filme tem uma componente de crítica e sátira à sociedade contemporânea, exacerbando os seus defeitos como uma lente de aumento. Lançado em 1999, nas vésperas do tão temido “bug do milênio” que nunca chegou a acontecer, Matrix exprime as preocupações e angústias de uma sociedade em plena transformação. Além disso, temos uma coletânea de interpretações que irão desde “O Mito da Caverna”, de Platão, até a dependências dos seres humanos sob as máquinas.

Por que os filmes receberam tanto sucesso?

Confir um pouco a trilogia de Matrix
Cena clássica do primeiro filme de Matrix

Em primeiro lugar, temos que relembrar a volta ficção científica. Porém, com um toque diferenciado. Afinal, Matrix possui um enredo que mistura filosofia, aliado a uma estética e mitologia totalmente autorais. Incluindo que fizeram agradar a uma infinidade de públicos. Desde aqueles que buscavam uma história “cabeça”, até os que ansiavam por cenas de ação e efeitos especiais de primeiríssima qualidade. Quando foi lançado, a humanidade estava prestes a cruzar a fronteira do Novo Milênio. Sem a contar a ansiedade coletiva vivida à época também contribuiu para que o contexto fosse bastante bem recebido.

É inevitável de esquecer que as cenas de luta são primorosamente bem executadas. Tanto que o elenco treinou por quase seis meses, incansavelmente, para filmá-las. Sem contar que os golpes clássicos ficaram marcados na história do cinema. Além da própria estética, como um todo, que preza por cores com pouca saturação, e uso de tons de verde e azul, aliados ao visual all black dos protagonistas.

Novo Filme:

Após anos sem falar de um possível filme, teremos uma nova etapa para a saga. Se passando 20 anos depois dos acontecimentos, Neo vive uma vida aparentemente comum. Através de sua identidade original, seu terapeuta que lhe prescreve pílulas azuis para neutralizar as coisas estranhas que ocasionalmente vislumbra em sua mente. No entanto, uma nova versão de Morpheus oferece a ele a pílula vermelha para reabrir sua mente com relação a Matrix. Agora,  se tornou mais seguro e perigoso nos anos desde a infecção de Smith. Por isso, Neo volta a se juntar a um grupo de rebeldes para lutar contra um novo e mais perigoso inimigo.

Vale lembrar que o elenco do projeto conta com os retornos de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss. Outros atores que estrelam a produção incluem Neil Patrick Harris, Yahya Abdul-Mateen II, Jessica Henwick e Priyanka Chopra Jonas. Apesar do resumo, é possível teremos mais filosofias, mistérios e ação. Afinal, é Matrix.

Não perca Matrix Resurrections nos cinemas!

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem