...

É fato que “Black Mirror: Bandersnatch” fez sucesso ao ser o primeiro filme interativo da Netflix, no qual os espectadores podem selecionar ações para o personagem principal em uma interface de estilo “escolha sua própria aventura”. Porém, se olhar com mais cuidado, é apresentado uma série de referências de fundo e retornos de chamada para os títulos e eventos de episódios anteriores, também conhecido por “easter eggs”.  Algumas podem até serem mais óbvias, mas há outras escondidas a quase todos os episódios e , quem sabe, pistas para futuros  episódios. Então vamos lá começar a busca:

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!

The National Anthem

No final alternativo em que Pearl Ritman (Laura Evelyn) está desenvolvendo uma nova versão de Bandersnatch, uma das notícias na barra de rolagem do noticiário dá uma atualização de status sobre o ex Primeiro Ministro, Michael Callow (Rory Kinnear). A nota informa que, apesar dos pesares, ele segue bem, pois foi o vencedor da última edição do programa Celebrity Bake Off. Além disso, no website da Tuckersoft, há detalhes sobre o jogo “Pig in a Poke” — uma singela referência ao traumático evento do primeiro episódio da série. A descrição explica: “Quem pensaria que um passeio pelo campo seria tão divertido? Você deve escapar de flechas voadoras e abelhas gigantes, apertando o ratinho para que flores explodam ao seu redor.”

Fifteen Million Merits

A marca de cigarros consumida pelo pai de Stefan é chamada “Wraight’s Gold Band”. Wraith é o nome do personagem de Rupert Everett em Fifteen Million Merits. E, vale lembrar, no episódio ele é criador de um programa pornográfico chamado WraithBabes, além de juiz do show de competição “Hot Shot”. Existe também uma menção em uma página de jornal que aparece no final de Pearl Ritman, em um anúncio de uma nova série de competição do time “15 Million Talent”, o mesmo que criou “Hot Shot.”

White Bear

Referência ao “White Bear”

Além do símbolo que referencia White Bear o tempo todo, há também um video game que recebe o mesmo título, e o site da Tuckersoft explica: o desafio é escapar de blocos voadores de gelo, sem se esquecer de tomar cuidado com o urso branco.

San Junipero

Hang the DJ

Já “Hang the DJ”, quarto episódio da quarta temporada, é referenciado no primeiro anúncio, que fala sobre uma “máquina do amor” capaz de conectar as pessoas com seus pares perfeitos. Pelo site da Tuckersoft, clicando no botão Metl Hedd e em um anúncio de Coach, o usuário chega até o site de um aplicativo de relacionamentos, que prevê quando o seu vai terminar.

USS Callister

Também nas manchetes da TV e no jornal, é citada a série fictícia Space Fleet, que faz parte do episódio “USS Callister”. Na televisão, a manchete diz que o elenco se reuniu no Emmy e no jornal é dito que a terceira temporada do seriado de sucesso foi lançada.

MetalHead

As referências ao episódio Metalhead, quinto da quarta temporada, são mais claras. Além de um pôster no escritório da Tuckersoft, o site da empresa fictícia tem um jogo sobre os cachorros mortais do episódio.

The Waldo Moment

Ainda no final em que Pearl Ritman recria o jogo de Stefan, as notícias na parte de baixo da tela citam que Liam Monroe entrou no Palácio de Buckingham. Esse é o nome do oponente de Waldo nas eleições, interpretado por Tobias Menzies.

Nosedive

“Nosedive” é uma das referências mais captadas

O primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror é referenciado no jogo criado por Colin. Em Nohzdyve o personagem literalmente cai enquanto tenta conseguir pontos especiais, exatamente como Lacie faz no episódio. Uma versão demo do jogo está disponível no site da Tuckersoft e já avisa: você pode ficar viciado em aumentar seu placar. Além disso, em um dos anúncios do site há o link para o aplicativo de ranqueamento social mostrado no episódio.

Hated in the Nation

A próxima manchete a aparecer no noticiário diz “Granular para desvendar o protótipo de ‘drone polinizador'”. Os telespectadores de episódios anteriores do Black Mirror reconhecerão isso como um retorno ao episódio mais longo da série, no qual as abelhas robóticas são usadas para matar pessoas que perder concursos de popularidade de mídia social.

Crocodile

É normalmente nas capas de revistas e nos jornais que estão as referências e easter eggs mais discretos dentro de uma produção. No caso do evento, esse recurso foi explorado à exaustão, com uma pá de alusões e menções a outros fatos que já apareceram em mais episódios. Além da companhia de TV que retrata o caso do Stefan no final mais futurista, junto com a notícia sobre o que acontece com o protagonista, também aparecem fatos e propagandas de apps como o software de recuperação de memória, que pode muito bem ser o Recaller, de “Crocodile”.

Men Against Fire

Este episódio da terceira temporada é mencionado obscuramente no site da Tuckersoft. Um dos jogos anteriores da empresa, aparentemente, foi intitulado Roachbusters. A capa de aparência boba (com uma mão humana pulverizando um bicho de desenho animado) desmente a gravidade do episódio que está fazendo referência, no qual os soldados recebem implantes audiovisuais que fazem seus inimigos parecerem monstros grotescos. A descrição do jogo da Tuckersoft (“Você é responsável pelo bem-estar da humanidade. Você deve proteger a todos. Mate as baratas e colete as estrelas”) bem como as ordens militares de Stripe (Malachi Kirby).
Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI