É fato que “Black Mirror: Bandersnatch” fez sucesso ao ser o primeiro filme interativo da Netflix, no qual os espectadores podem selecionar ações para o personagem principal em uma interface de estilo “escolha sua própria aventura”. Porém, se olhar com mais cuidado, é apresentado uma série de referências de fundo e retornos de chamada para os títulos e eventos de episódios anteriores, também conhecido por “easter eggs”. Algumas podem até serem mais óbvias, mas há outras escondidas a quase todos os episódios e , quem sabe, pistas para futuros episódios. Então vamos lá começar a busca:
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS!
The National Anthem
No final alternativo em que Pearl Ritman (Laura Evelyn) está desenvolvendo uma nova versão de Bandersnatch, uma das notícias na barra de rolagem do noticiário dá uma atualização de status sobre o ex Primeiro Ministro, Michael Callow (Rory Kinnear). A nota informa que, apesar dos pesares, ele segue bem, pois foi o vencedor da última edição do programa Celebrity Bake Off. Além disso, no website da Tuckersoft, há detalhes sobre o jogo “Pig in a Poke” — uma singela referência ao traumático evento do primeiro episódio da série. A descrição explica: “Quem pensaria que um passeio pelo campo seria tão divertido? Você deve escapar de flechas voadoras e abelhas gigantes, apertando o ratinho para que flores explodam ao seu redor.”
Fifteen Million Merits
A marca de cigarros consumida pelo pai de Stefan é chamada “Wraight’s Gold Band”. Wraith é o nome do personagem de Rupert Everett em Fifteen Million Merits. E, vale lembrar, no episódio ele é criador de um programa pornográfico chamado WraithBabes, além de juiz do show de competição “Hot Shot”. Existe também uma menção em uma página de jornal que aparece no final de Pearl Ritman, em um anúncio de uma nova série de competição do time “15 Million Talent”, o mesmo que criou “Hot Shot.”
White Bear
Além do símbolo que referencia White Bear o tempo todo, há também um video game que recebe o mesmo título, e o site da Tuckersoft explica: o desafio é escapar de blocos voadores de gelo, sem se esquecer de tomar cuidado com o urso branco.
San Junipero
Hang the DJ
Já “Hang the DJ”, quarto episódio da quarta temporada, é referenciado no primeiro anúncio, que fala sobre uma “máquina do amor” capaz de conectar as pessoas com seus pares perfeitos. Pelo site da Tuckersoft, clicando no botão Metl Hedd e em um anúncio de Coach, o usuário chega até o site de um aplicativo de relacionamentos, que prevê quando o seu vai terminar.
USS Callister
Também nas manchetes da TV e no jornal, é citada a série fictícia Space Fleet, que faz parte do episódio “USS Callister”. Na televisão, a manchete diz que o elenco se reuniu no Emmy e no jornal é dito que a terceira temporada do seriado de sucesso foi lançada.
MetalHead
As referências ao episódio Metalhead, quinto da quarta temporada, são mais claras. Além de um pôster no escritório da Tuckersoft, o site da empresa fictícia tem um jogo sobre os cachorros mortais do episódio.
The Waldo Moment
Ainda no final em que Pearl Ritman recria o jogo de Stefan, as notícias na parte de baixo da tela citam que Liam Monroe entrou no Palácio de Buckingham. Esse é o nome do oponente de Waldo nas eleições, interpretado por Tobias Menzies.
Nosedive
O primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror é referenciado no jogo criado por Colin. Em Nohzdyve o personagem literalmente cai enquanto tenta conseguir pontos especiais, exatamente como Lacie faz no episódio. Uma versão demo do jogo está disponível no site da Tuckersoft e já avisa: você pode ficar viciado em aumentar seu placar. Além disso, em um dos anúncios do site há o link para o aplicativo de ranqueamento social mostrado no episódio.
Hated in the Nation
A próxima manchete a aparecer no noticiário diz “Granular para desvendar o protótipo de ‘drone polinizador'”. Os telespectadores de episódios anteriores do Black Mirror reconhecerão isso como um retorno ao episódio mais longo da série, no qual as abelhas robóticas são usadas para matar pessoas que perder concursos de popularidade de mídia social.
Crocodile
É normalmente nas capas de revistas e nos jornais que estão as referências e easter eggs mais discretos dentro de uma produção. No caso do evento, esse recurso foi explorado à exaustão, com uma pá de alusões e menções a outros fatos que já apareceram em mais episódios. Além da companhia de TV que retrata o caso do Stefan no final mais futurista, junto com a notícia sobre o que acontece com o protagonista, também aparecem fatos e propagandas de apps como o software de recuperação de memória, que pode muito bem ser o Recaller, de “Crocodile”.
Men Against Fire