Faroeste Caboclo filme nacional

Faroeste Caboclo filme nacional

É comum assistirmos livros ou histórias baseados em histórias reais nas telas de cinema. Porém, existem músicas tão ricas que mesmo durando alguma coisa entre 3 e 10 minutos, elas rendem longas inteirinhos. Ou, pensando por outra perspectiva, existem roteiristas tão criativos que transformam músicas curtinhas em filmes de mais de uma hora. Então, sem enrolação, eis aqui cinco músicas que viraram filmes.

1. Faroeste Caboclo (1987 / 2013)
A canção que tem 9 minutos de duração e uma das mais marcantes do Legião Urbana, tem praticamente um roteiro pronto para ser dirigido. O longa acompanha a história de João do Santo Cristo, que deixa Salvador, sua cidade natal, e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia, por quem se apaixona e com quem gostaria de viver uma vida feliz. Porém, o envolvimento com o tráfico de drogas e com Jeremias, um traficante rival, coloca tudo a perder.

2. Menino da Porteira (1955 / 1976 e 2009)
Originalmente gravado pela dupla “Luizinho e Limeira”, esse clássico do sertanejo já foi cantado por diversos artistas, sendo que os mais famosos foram Sergio Reis e Daniel, que também foram os protagonistas na versão cinematográfica. A música/filme conta sobre o peão Diogo, que leva uma grande boiada até a fazenda de Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um menino que sonha em se tornar um grande boiadeiro. Eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino.

Menino da Porteira 2009
Menino da Porteira 2009

3. Yellow Submarine (1966 / 1968)
The Beatles foi uma das bandas mais icônicas de todos os tempos, isso ninguém duvida. Além da música, eles tiveram sucessos nas telonas também, principalmente com a animação de uma das canções mais famosas: Yellow Submarine. Na obra, Os habitantes de Pepperland são subjugados pelos Blue Meanies, um grupo de criaturas que odeia música. O prefeito da cidade despacha o velho marinheiro Fred a Liverpool, na Inglaterra, onde ele pede a ajuda dos Beatles. A banda, então, dirige um submarino amarelo até a ocupada Pepperland. Sendo que outras músicas conhecidas do conjunto aparecerem no longa, como “All you need is Love” e “All togheter”.

4. Jolene (1974 / 2008)
Esse clássico americano é tão reconhecido que está na lista da “Rolling Stones” de melhores músicas já feitas. No cinema, a canção surge como inspiração do filme de mesmo nome, dirigido por Dan Ireland e lançado em 2008, que marcou a estreia no cinema de uma, até então desconhecida, Jessica Chastain, hoje uma atriz duas vezes indicada ao Oscar. O roteiro, na verdade, é uma adaptação do conto Jolene: A Life, de E.L. Doctorow, que por sua vez é baseado no trabalho de Parton. Enquanto a canção é narrada por uma dona de casa que vê seu casamento ameaçado pela beleza da jovem e sedutora Jolene, o filme e o conto retratam a jornada trágica dessa mulher, que se envolve com o tio de seu marido.

5. Blue Velvet (1950/ 1987)
Nos anos 50, Bernie Wayne e Lee Morris compuseram uma música sobre o tecido vívido azul e os olhos ternos de uma mulher amada, que foi imortalizada pelo carismático cantor de jazz Toni Bennett. Trinta e seis anos depois, o diretor David Lynch criou um filme mostrando que atrás de toda a cor alegre do mundo, existe a frieza e o egoísmo do ser humano. A letra da canção “Blue Velvet” forneceu a Lynch o terreno para dar sua profundidade sufocante, vertiginosa e chocante. Quando descobre uma orelha humana nos fundos de sua casa, Jeff Beaumout (Kyle MacLachlan) percebe que em uma cidade pacata no interior dos EUA, com cercas brancas e sorrisos amarelos, existe um mundo sombrio. Os responsáveis por esse lado negro são Dennis Hopper, que vive o sádico psicopata Frank Booth, sempre acompanhado de seu icônico e bizarro inalador, e a melancólica e possessiva cantora interpretada por Isabella Rossellini.

Blue Velvet o filme de Blue 1987
Blue Velvet o filme de Blue 1987
FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?