Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro

Museu de Belas Artes

É triste demais pensar e assistir nossa cidade sendo engolida pelo descaso sem podermos fazer absolutamente nada. Até agora estou tentando digerir e acreditar que foi real a tragédia do Museu Nacional.

Por sorte, cheguei a ir duas vezes lá, porém muitas pessoas, cariocas e não cariocas, não tiveram essa oportunidade. Depois desse caso, comecei a pensar nos lugares lugares históricos do Rio de Janeiro que ainda não visitei, e se visitei, foi apenas uma vez.

Então, vim compartilhar a minha listinha com vocês:

Museu de Belas Artes

No centro histórico do Rio de Janeiro, a construção projetada para sediar o Museu Nacional de Belas Artes foi feita durante a reforma urbana do prefeito Pereira Passos. O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1973 possui galerias que contam a história das artes plásticas no Brasil desde o seu início até a contemporaneidade. O Museu é a instituição que concentra a maior e mais completa coleção de arte brasileira do século XIX e, possui um acervo de 70 mil itens entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, objetos, livros e documentos.

Teatro Municipal

Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal é uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. Na última reforma, foram encontradas preciosidades como um grande painel original do italiano Eliseu Visconti foram resgatadas. Importantes áreas do Theatro foram restauradas, com destaque para a imponente águia de 350kg que enfeita o topo da construção, que recebeu 8 mil folhas de ouro 23 quilates de douramento.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Teatro Municipal

Biblioteca nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens, é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

Casa de Rui Barbosa 

A Fundação Casa de Rui Barbosa preserva e difunde a memória de uma das mais importantes personalidades de seu tempo, Rui Barbosa de Oliveira, “O Águia de Haia”. Desde sua criação, em 1966, a fundação promove o fomento à pesquisa inspirada na memória e no peso da produção intelectual de seu patrono.

Casa de Rui Barbosa Rio de Janeiro
Casa de Rui Barbosa
Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem