...

Moxie estreou na Netflix na última quarta-feira, 3, e já está dentro do Top 10 de mais assistidos da plataforma. Baseado em um livro de mesmo nome, Moxie apresenta personagens jovens e uma vibe bem de high school, mas com a luta feminista como destaque.

A autora Jennifer Mathieu contou em uma entrevista que se inspirou nas eleições norte americanas para escrever determinadas cenas do livro, mas que o final já estava pronto antes de saber de fato quem ganharia a presidência. O livro foi publicado aqui no Brasil em 2018 pela editora Verus.

Poster de 'Moxie'
Poster de ‘Moxie’

Sobre o que se trata a história de Moxie?

Vivian é uma jovem estudante que, juntamente com sua melhor amiga Claudia, prefere passar despercebida nos corredores e entre alunos populares. Porém, tudo muda após a chegada de Lucy ao colégio. Lucy é uma menina que não aceita desaforo e injustiças, enfrenta tudo de cabeça erguida e, por conta dessa atitude, acaba sendo assediada por Mitchell. O jogador não aceita que Lucy o enfrente e por isso coloca seu nome numa de forma bastante ofensiva e machista, juntamente com o nome de outras dezenas de meninas do colégio.

Essa atitude faz com que Vivian, antes tão adepta a regras e a não chamar atenção, crie uma fanzine anônima intitulada Moxie para lutar contra as injustiças e o machismo que vem acontecendo dentro da sala de aula. Inspirada em sua mãe, que foi uma rebelde nata, Viv resgata recortes e frases antigas de uma banda de rock feminista dos anos 1990.

Mas ela não esperava que as meninas fossem se identificar tanto com o fanzine e com a ideia da Moxie. Então, sem querer, Vivian começa uma revolução feminista para lutar contra o machismo presente no seu dia a dia e a falta de justiça quando uma mulher denuncia alguma atitude incorreta.

The girls of Moxie are so over it.
The girls of Moxie are so over it.

Por que Moxie é bom?

O filme nos apresenta uma menina descobrindo o feminismo e, com ele, errando e acertando ao tentar fazer o bem e melhorar as coisas. Viv é apenas uma jovem e por mais que queira e tente, ela sozinha não vai mudar o mundo todo. E é interessante ver seu processo de descoberta e sua luta por justiça.

É satisfatório ver tantas meninas se unindo para uma causa em comum e se ajudando. O filme dispensa aquela narrativa de rivalidade feminina e nos apresenta a união e o que pode ser tirado de bom com ela. O que é possível alcançar quando nós damos as mãos umas às outras.

Por mais que possa parecer que o final foi meio corrido, creio que o objetivo da história foi fazer com que as meninas tivessem sua voz ouvida. Que suas declarações fossem levadas a sério, ao invés de desacreditadas ou dadas como exagero por pessoas que deveriam ajudá-las. Essa foi a mensagem passada.

Elenco de 'Moxie'
Elenco de ‘Moxie’

Para quem é essa história?

Moxie é para todos. Jovens e adultos. Homens e mulheres. É pra quem quer inspirar e ler sobre garotas encontrando a própria voz em um mundo caótico e usando para o bem. Lutando contra o patriarcado, contra injustiças e o sexismo no qual estão inseridas diariamente, de forma divertida e inspiradora.

Compre o livro:

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI