
A Editora Melhoramentos lança livro póstumo de Ziraldo na Bienal do Livro 2025, intitulado de “O Caminho das Sete Tias”. Aliás, a obra foi escrito por Ziraldo na década de 1990 e cuidadosamente redigido à mão por ele. Por isso, vamos falar sobre Melhoramentos lança livro póstumo de Ziraldo na Bienal do Livro 2025:
Sobre o livro “O Caminho das Sete Tias”:
Escrito por Ziraldo na década de 1990, o manuscrito, cuidadosamente redigido à mão por ele, foi entregue à Editora e guardado como um verdadeiro tesouro, acompanhado de um bilhete carregado de sentimento: “Vamos guardar para uma próxima oportunidade.” Por ser uma obra inédita, única e tão distinta de tudo o que ele havia criado até aquele momento, Ziraldo sentiu que não era o momento certo para sua publicação, desejando que fosse revelado apenas futuramente. Agora, a obra chega aos leitores carregada de simbolismo, saudade e celebração. A edição traz uma reprodução do texto original, datilografado pelo próprio Ziraldo, com suas anotações manuscritas.
Com seu texto poético e acessível, “O Caminho das Sete Tias” narra a jornada de um príncipe encantado que, tomado pela ausência da alegria, é guiado por sete tias mágicas — cada uma representando uma nota musical — em uma busca sensível e simbólica por significado e felicidade. Embora voltado ao público infantojuvenil (Fundamental II), o livro é um convite universal à redescoberta da esperança e da alegria em tempos sombrios.
A edição traz uma reprodução do texto original, datilografado pelo próprio Ziraldo, com suas anotações manuscritas. O livro ainda reserva uma surpresa musical: um QRCode que leva a uma canção sobre a história — composta em 2025 por Antonio Pinto, filho do autor.
Além disso…
O projeto gráfico, assinado por Adriana Lins — sobrinha de Ziraldo e diretora artística do Instituto Ziraldo —, é uma homenagem à estética de Flicts (1969), o primeiro e icônico livro do autor. A publicação encerra, de forma comovente e poética, o ciclo literário de um dos maiores nomes da literatura brasileira.
O livro estará disponível nas versões impressa e digital (e-book). A curadoria e edição foram conduzidas pela Editora Melhoramentos, em parceria com os herdeiros e com apoio do Instituto Ziraldo.
“O Caminho das Sete Tias”, obra derradeira de Ziraldo, nos mostra a força de seu legado inesquecível — e que a busca pela alegria é uma jornada que vale a pena. O livro também celebra o valor da família, tema constante em sua obra, presente nas figuras de avós, tios, tias, pais, mães, irmãos e amigos que representam laços afetivos profundos e servem como luzes a nos guiar nos momentos difíceis.
Ziraldo, o eterno “Menino Maluquinho”
Cartunista, escritor, ilustrador e criador de personagens que marcaram gerações, Ziraldo revolucionou a forma de contar histórias para crianças no Brasil. Sua estreia na Editora Melhoramentos foi em 1980 com “O Menino Maluquinho”, que se tornaria um dos maiores clássicos da literatura infantil nacional, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos. Ao todo, suas obras pela Editora já ultrapassaram 14 milhões de exemplares, incluindo títulos como “Uma Professora Muito Maluquinha”, “O Bichinho da Maçã”, “Flicts”, “O Planeta Lilás”, e as coleções “ABZ”, “Bichim” e “Corpim”, entre outras.
Com linguagem vibrante, humor afetuoso e olhar crítico, Ziraldo valorizou a cultura nacional e alimentou a imaginação de milhões de leitores. Suas obras ultrapassaram fronteiras, sendo publicadas em países como Portugal, Turquia e Coreia do Sul. A última coleção inédita publicada pela Editora foi “Conta Tudo”, em parceria com Nath Finanças, e novos projetos estão em andamento para perpetuar seu legado.