Como toda adaptação de obra, vamos ver quais são as diferenças entre o filme e o livro de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”. Aliás, é natural que algumas cenas sejam cortadas ou alguns personagens sejam transformados para se encaixarem melhor no filme. Por isso, confira abaixo diferenças entre o filme e o livro de “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”:
Veja também- A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Acréscimo na Saga
PS: Esse post contém spoiler da obra!
A morte do pai do Snow:
Logo no começo do filme, descobrimos que o pai de Coriolanus Snow, o General Crassus Snow, foi morto em uma armadilha montada por rebeldes no Distrito 12. Tudo o que acontece em seguida na vida de Snow parece uma forma dele seguir os passos do pai, a quem ele admira muito. No entanto, na obra literária o general morre na guerra e não é especificado em qual Distrito isso acontece. Além disso, Snow não tem muito afeto pelo pai e, sim pela mãe, de quem sente muita falta.
Tempo de duração entre eventos:
Uma das principais diferenças entre o filme e o livro é tempo de duração entre os momentos. Durante o longa, o tempo entre Lucy Gray Baird chegar na Capital e entrar nos Jogos Vorazes é de praticamente três dias. Poucos acontecimentos importantes são cortados nesse meio tempo. Mas, nos livros, os tributos têm bem mais tempo no zoológico da Capital antes de serem mandados para a arena. Tanto que eles têm mais encontros com seus mentores. E a visita à Arena e a apresentação deles com Lucky Flickerman acontecem em dias diferentes.
Leia também- Resenha: A Cantiga de Pássaros e Serpentes, de Suzanne Collins
Clemensia:
A parceira de Snow nos trabalhos de escola acaba caindo em uma armadilha com a Dra Gaul, após afirmar que escreveu as sugestões de como atrair mais audiência para os Jogos Vorazes. Por não reconhecerem seu cheiro, as cobras atacam Clemensia. Dentro da versão cinematográfica, a Dra. Gaul diz que não sabe se ela vai morrer ou ficar bem e pede para Snow não contar nada a ninguém. Porém, o assunto nunca mais é abordado e ficamos sem saber o que aconteceu com a personagem.
Já na literatura, Clemensia é bem menos incisiva sobre os créditos do trabalho e, após cair na armadilha, ela fica um longo tempo no hospital, sofrendo de alucinações e deformações no corpo inteiro. No final, no entanto, ela se recupera parcialmente e volta a tempo de ajudar seu tributo nos Jogos Vorazes.
Os Jogos Vorazes:
Sem dúvidas, uma das diferenças entre o filme e o livro é o que está acontecendo dentro dos Jogos Vorazes. Além da obra ser contada sob a perspectiva de Snow, a 10ª edição dos Jogos ainda era muito precária. Não havia câmera nos túneis, nem captação de áudio entre os tributos e, por isso, muita coisa precisava ser suposta por Coriolanus. A questão dos drones, no entanto, é diferente. No livro, eles começam a funcionar corretamente após as primeiras tentativas e entregam água e comida para seus tributos.
O treinamento de pacificador:
Logo após chegar ao Distrito 12 no livro, Snow passa um longo tempo passando por um treinamento intenso antes de participar de qualquer missão. Ele também não tem ideia do que aconteceu com Lucy Gray até começar a ouvir rumores da volta de uma garota da Capital que vai se apresentar com o Bando. Apenas depois de semanas, ele participa da guarda do enforcamento de um rebelde e, ainda depois, consegue finalmente assistir à apresentação de Lucy Gray no Prego.
A composição de “Deep in the Meadow”:
Não é apenas The Hanging Tree que Lucy Gray compõe e, 64 anos depois, vemos Katniss Everdeen cantando. No livro, a jovem também é responsável por escrever Deep in the Meadow, a música de ninar que Katniss canta para Prim em casa e, depois, para Rue no meio dos Jogos Vorazes. No livro, Snow ouve Lucy Gray cantando para Maude Ivory, a menina mais jovem do Bando. Imagine como ele se sentiu vendo Katniss cantando no meio da arena tantos anos depois…
O final com Tigris: