...
Lendas de Halloween O Homem do Saco

Outubro chegou e começou a contagem regressiva para o dia mais esperado e assustador do ano: Halloween ou Dia das Bruxas. Devido a isso, o Moldura Literária entrou no espírito da festa e apresentará Lendas Urbanas que marcaram história e dão medo em crianças e adultos até hoje. Para começar o clima, um clássico brasileiro: O Homem do Saco.

Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa. O sinistro homem, também conhecido como o famoso “Papa Figo”, não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas ele possui o atributo mais perigoso que pode existir, a mente humana.

Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem bastante velho e de jeito esquisito, e é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas. O seu jeito esquisito costumar chamar a atenção das pessoas, por isso, o velho Papa Figo prefere agir por meio de seus ajudantes para atrair suas inocentes vítimas, em geral crianças com idade abaixo dos 15 anos. Mas há relatos de jovens de 16 e 17 anos que tiveram seu sumiço relacionado ao velho homem. O Papa Figo é uma pessoa de bastante posses, e através de promessas de pagamentos em dinheiro, acaba atraindo seguidores. Homens gananciosos e criminosos utilizam de todos os artifícios para atrair crianças, sequestra-las, e leva-las para o velho. O nome Papa Figo advêm do que o cruel homem faz com suas vítimas, sendo Papa Figo uma abreviatura de Papa Fígado (ou Come Fígado). Devido a uma grave doença (alguns dizem se tratar de Lepra) o Papa Figo acredita que devorando o fígado de crianças a sua condição é atenuada. Dizem que as dores somente são aliviadas após ele devorar os órgãos das crianças (principalmente o fígado). Era comum que a polícia achasse as vítimas mortas com um punhado de dinheiro junto ao corpo, para cobrir as despesas do velório, mas, com o passar do tempo, o Papa Figo acabou pegando o gosto pelo sofrimento das crianças, assim como o seu sabor. Até mesmo os seus ajudantes possuem muito medo da sua figura ser associada a ele.

Os ajudantes, que geralmente sequestram as crianças, costumam conquistar a confiança delas através de doces, brinquedos, presentes e moedas. Portanto, quando nossa mãe nos dizia que não deveríamos falar com pessoas estranhas, ela estava absolutamente certa. Todavia, existe outra versão da história que diz que ele seria um homem de aspecto bastante sujo, que anda pelas ruas a procura de crianças para comer-lhes o fígado, ou, para vendê-las aos leprosos ricos. Costumam descrever como um homem bastante alto, magro e de idade bastante avançada. Conforme a região brasileira onde é contada a lenda, ele pode ser descrito como sendo pálido e sórdido, bem como moreno e simpático, mas sempre é descrito com a barba enorme. Dizem também que ele sai somente à noite ou nos finais de tarde para raptar crianças. Costumam rondar parques e praças com o intuito de raptar alguma criança enquanto os pais estão distraídos.

Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias