Depois de nos apaixonarmos pela história da Lara Jean Song-Covey, chegou a hora de nos despedirmos dessa personagem cativante e de todos em volta dela. A adaptação de Agora em Para Sempre Lara Jean irá encerrar o ciclo da trilogia mais amada pelos jovens, porém hoje não quero falar da adaptação somente, estou aqui para falar dos livros da trilogia Para todos os garotos que já amei. Vem comigo?

Capítulo 1: Prazer me chamo Lara Jean (2014)

Quando resolvi ler Para todos os Garotos que Já Amei confesso que esperava uma história boba, de uma jovem tímida que escriva cartas de amores e enviava para os crushs. Contudo, fui surpreendida pela forma em que a Lara Jean escrevia essas cartas pois não eram cartas necessariamente de amor, eram cartas de fim de relacionamento. Toda vez que a personagem sentia que não gostava mais de determinada pessoa ela escrevia uma carta narrando tudo que sentiu durante aquele tempo e no final dava um basta e seguia vida.

Leia também: 4 MOMENTOS QUE VOCÊ JÁ FOI LARA JEAN

Outra coisa que me surpreendeu nesse primeiro livro foi a relação da Lara Jean com a família. As irmãs Covey são uns amores, unidas e mesmo com a mais velha longe de casa ela faz questão de passar os feriados com a família. A relação com o pai tendo que cuidar de três adolescentes sozinho e o medo dele decepcionar as filhas. É muito gostosa essa relação.

Ainda no primeiro livro conhecemos outros personagens que vamos acompanhar durante os três livros, um deles é o famoso e popular Peter Kavinsky que particularmente eu não gosto. Desde o primeiro momento em que ele apareceu algo não me soou bem nele. Mas iremos ter ele até o final.

Em Para Todos os Garotos que Já Amei eu conheci uma autora maravilhosa com uma escrita incrível. Jenny Han tem a magia de criar personagens que queremos que se tornem reais. Quem ler o livro sem dúvidas vai terminar e pedir uma amiga como Lara Jean. Além disso, é fácil nos identificarmos em alguns dos personagens, afinal quem nunca teve um crush pelo colega de escola e não teve coragem de falar, ou que ama cozinhar e busca sempre a receita perfeita. É incrível como Jenny Han transforma personagens da ficção em algo verdadeiro que transmite verdade e sentimentos para os leitores.

Capítulo 2: PS Eu ainda Amo você (2015)

Nesse segundo livro da trilogia, temos uma Lara Jean  um pouco mais madura e consciente que o primeiro. Ela aqui ainda está vivendo o possível amor encantado, mas sabemos que nem tudo são flores. Além disso, aqui temos uma protagonista que está ficando mais forte com relação as críticas, mas ainda assim precisa melhorar.

Outra coisa que chama atenção nesse segundo é o coração enorme que Lara Jean. Aqui nossa protagonista vai trabalhar voluntário em uma casa para idosos, não é o melhor dos trabalhos, mas a jovem faz com muito carinho. Então você conhece um outro lado dela.

Leia também: AGORA E PARA SEMPRE, LARA JEAN | O FINAL FELIZ

Esse é o meu favorito pelo o desenvolvimento dele ser muito mais interessante e existir dilemas muitos mais intrigantes. Aqui também temos o meu personagem favorito, John Ambrose, ele é tudo. Além disso temos cenas fofas dele com a Lara Jean. Claro que é um triângulo amoroso, porém mesmo se você não gostar de relacionamentos assim, esse você irá se divertir muito, pois John e Peter são bem diferentes um do outro e estão fazendo de tudo para terem o coração da nossa mocinha.

Capítulo final: Agora e para Sempre, Lara Jean (2018)

Antes de começar a falar desse livro, gostaria de contar uma curiosidade: Você sabia que esse livro nem iria existir? Pois é, a autora Jenny Han tinha “finalizado” a história da Lara Jean em PS Ainda Amo você, mas a sua editora a convenceu de escrever mais um livro para dar um final bem redondinho para a protagonista tão amada pelos leitores. Sendo assim, em 2018 (2 anos depois de ter lançado o segundo livro) os fãs ganharam o um grande final.

Talvez por ser um livro que demorou a sair, ele meio que quebra toda a harmonia dos anteriores. Confesso que esse é o que eu menos gosto, parece que a própria autora se perdeu um pouco. Contudo, ainda é bem legal o final ver a decisão da protagonista e como ela está mais madura.

Leia também: QUANDO CONHECI JENNY HAN, AUTORA DE PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI

Sobre a autora Jenny Han

Jenny nasceu em Virginia, Estados Unidos, e teve seu primeiro livro publicado enquanto estava na faculdade. A autora conta que gosta de colocar sempre nos seus personagens um pouco dos seus hábitos, como por exemplo Lara Jean que ama cozinhar e isso é um hobbie que a Jenny Han ama praticar quando está ansiosa.

A parte favorita da autora durante o processo de escrita é a criação dos personagens. Durante a Bienal de 2017 eu tive a sorte de poder conversar com ela que me contou que escrever a Lara Jean foi uma delícia e que ela ama dar nome aos personagens.

autografo da autora Jenny Han
Tive o prazer de conhecer a autora na Bienal do Rio em 2017

Livros da autora:

Trilogia Verão

  • O Verão que mudou minha vida (2009)
  • Sem você não é verão (2010)
  • Sempre teremos verão (2011)

Trilogia Olho por Olho

  • Olho por Olho (2012)
  • Dente por Dente (2013)
  • Ashes to Ashes (2014)

Trilogia Para Todos os Garotos que já Amei

  • Para Todos os Garotos que já Amei (2014)
  • P.S. Ainda te Amo (2015)
  • Agora e para Sempre, Lara Jean (2017)

Outros livros

  • Shug (2006)
  • Clara Lee and the Apple Pie Dream (2011)
  • Conto Polaris É Onde Você Vai Me Encontrar no livro O Presente do Meu Grande Amor: Doze Histórias de Natal (2014)
FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?