...

Nem todo mundo gosta de ler livros muito longos. Eu, por exemplo, tive uma época em que não gostava nem de pensar em chegar perto de um calhamaço. Ler IT, Sob a Redoma e tantos outros livros bem grandinhos, estava fora de cogitação. Entretanto, no último ano eu resolvi me aventurar em ler IT, A Coisa. Tudo aconteceu de forma que a minha curiosidade falou mais alto que minha preguiça. Seja como for, eu comecei a ler.

Li as primeira páginas e tudo aquilo parecia uma enorme loucura. Não digo pelo fato da história, mas só de pensar que você ainda tem mil páginas pela frente é assustador. Abandonei o livro porque além de juntar esse fato assustador, a história parecia não fazer sentido na minha cabeça. Eu li, entendia, mas logo ali na frente eu me perdia nos fatos narrados. Larguei, mas sabia que um dia eu iria voltar. E voltei. Um ano depois do inicio da leitura, que me resultou apenas em 200 páginas durante todo um ano, eu resolvi encarar. Isso resultou em um novo olhar para a história.

Sem dúvidas vocês podem achar esse post um pouco chato e de depoimento pessoal. Ele é bem isso, entretanto, gostaria de compartilhar com cada leitor a experiência que foi retornar a ler um livro grande e como podemos nos dedicar mais a esses calhamaços. Então, vamos a algumas dicas que eu percebi durante minha leitura de It A Coisa.

Livros abertos e fechados

1. Não coloque meta

A pior coisa que pode acontecer com alguém que está lendo um livro grosso é colocar metas. Acreditem, isso irá atrapalhar muito o desenvolvimento da sua leitura. Só para exemplificar, quando você coloca metas de páginas e capítulos, tudo parece dar errado e que você nunca irá atingi-lo. A leitura é muito mais para cumprir um desafio do que simplesmente por prazer. Claro, isso irá depender do tempo disponível que cada um tem. Porém, o ideal é ler sem metas, ler até aonde você quer ir agora, esse mês. Não tente ler correndo pulando partes, isso não ajuda em nada.

2. Não coloque data limite para leitura

Além de colocar metas de leitura por dia, o que faz com que muita gente se frustre e acabe desistindo de ler algum livro, é quando colocam uma data para terminá-lo. Claro que isso vai muito de pessoa por pessoa. Por exemplo, tem aquelas que gostam de se limitar com datas pois se sentem mais organizadas. Por outro lado, tem aquelas que se sentem pressionadas e não conseguem absorver nada da leitura. Então, se você for o segundo caso, não se preocupe em colocar prazos. A pessoa ganha muito mais quando lê por prazer, pois está entendendo a história e degustando a mesma.

3. Marque tudo que achar relevante

Pelo livro ser grande, sem dúvidas uma hora você vai precisar relembrar o que foi dito anteriormente. Por essa razão, é muito interessante que você marque o que achar que lá na frente irá fazer a diferença para você. Aliás, essa técnica também ajuda a memorizar e facilitar na hora de procurar o trecho. Então, lembre-se de quando pegar um livro um pouco mais grossinho de ter sempre a mão uma cartela de post it.

leitura em ingles

4. Busque alguém para conversar sobre a história

Não importa se a pessoa leu ou não, você precisa externar tudo que está sentindo durante a leitura. Se a pessoa ainda não leu comece falando rapidamente sobre do que trata, contando coisas básicas para que assim ela se sinta interessada e você possa falar ainda mais sobre as sensações que o livro lhe causa. Já se for uma pessoa que leu o livro é ainda melhor, você poderá falar muito mais sobre. Mas não tente ler e ir guardando tudo para você. Compartilhar os momentos de leituras com outras pessoas é algo incrível e isso vai ajudar muito você se interessar ainda mais pelo livro.

5. Leia quando se sentir à vontade

Tem gente que tem a rotina de ler melhor na parte da noite, outras, melhor de dia, e também tem aquelas que gostam de ler na condução. Mas aqui não estamos falando de lugar de leitura e sim quando você se sentir bem em ler. Nem sempre estamos naquela vibe para leitura, sendo assim, é muito importante que você esteja no seu momento. Caso não, a história vai parecer chata, monótona e que nada acrescenta. Lembre-se de que o livro por si só já é enorme, sendo assim, não crie mais obstáculos.

E você, tem mais alguma dica de como ler um livro grande? Compartilhe conosco para que outros leitores também possam ficar sabendo.

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI