Mogli - Entre dois mundos

Mogli - Entre dois mundos

Em Mogli – Entre Dois Mundos é contada a história do menino criado em uma alcateia em meio às selvas da Índia ao lado de seus amigos lobos, além da pantera negra, Bagheera, e do urso marrom, Baloo. O garoto é aceito por todos os animais, menos um, o tigre-de-bengala,  Shere Khan. Porém, ao crescer o garoto sente-se como um estranho no ninho e vai se deparando com o seu lado humano a cada dia mais, aumentando a crise entre ele e seus amigos da selva.

A produção da Netflix com a Warner Bros. Pictures, dirigido pelo mestre da atuação de captura de movimentos corporais, Andy Serkis, traz uma visão mais adulta e sombria para a obra de Rudyard Kipling. Enquanto que as demais tem um fundo mais puxado para o infantil, a nova versão é mais realista e difícil para Mogli, que não consegue se adaptar a selva e sendo constantemente perseguido por Shere Khan. Além disso, o mundo dos homens é apresentado ao menino, mas logo é perceptível o uso do título, já que o personagem está entre dois mundos e não pertence a nenhum deles, sendo que traz consigo um pouco de ambos para gerar a prometida paz. É interessante analisar como os humanos e os animais são tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidos. Da mesma forma que a sensação de acolhimento e proteção é presente, os terrores são demonstrados, mas cada um com uma característica.

Mogli- Entre dois mundos
Cena de Mogli- Entre dois mundos

A narrativa do longa-metragem tem construção linear e apresenta bem os personagens em um primeiro momento, já deixando em evidência o papel de cada um dentro do enredo. A trama se desenvolve ao longo de 104 minutos deixando claro seu início, meio e fim. Andy Serkis consegue imprimir sua marca, tanto na produção quanto na história.

A única questão que incomoda um pouco são os efeitos especiais, já que em algumas cenas deu uma sensação estranha entre o fundo da imagem e os animais. Porém, isso não apaga o brilho e a construção realista da produção. As cores também realizam um bom trabalho deixando em evidência o caráter mais maduro e violento do longa-metragem. A trilha sonora está de acordo, contudo, não entrega nenhuma canção de surpreender e marcar a memória por décadas a vir.

Shere Khan
Cena de Shere Khan ( Bennedict Cumberbatch) em Mogli- Entre dois Mundos

Em relação ao elenco, apenas uma palavra vem em mente: Incrível. O ator mirim Rohan Chand, muito expressivo com seus enormes olhos castanhos, além de muito vibrante, especialmente nas cenas de ação, com corridas e saltos entre galhos, carrega toda personalidade de Mogli e ainda cativa profundamente. As dublagens de alguns atores, como o próprio Andy Serkis que dá voz a Baloo,  Christian Bale como Bagheera e Cate Blanchett interpretando Kaa, tem um destaque muito grande. Mas, ninguém em Hollywood tem mostrado tamanha monstruosidade nesse ponto, como faz Benedict Cumberbatch. Seja Smaug ou o tigre-de-bengala Shere Khan, o ator inglês sabe utilizar o diafragma como poucos.

Mogli: Entre Dois Mundos apresenta uma nova roupagem para a história do Menino Lobo, com uma identidade mais adulta e não própria para os pequenos. A trama também exibe uma mensagem ambígua ao deixar em aberto a interpretação do espectador sobre os dois mundos, tanto dos humanos quanto da selva, possuírem perigos, seres bons e maus. No geral, é um filme que consegue prender do início ao fim e ainda mostra a Netflix pode trazer apresentar obras tão “ricas” quantos as que são lançadas nos cinemas.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fXE1Vv0-PJQ]

FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?