Já falei um pouco da trilogia O Ceifador aqui no Manual quando indiquei três trilogias que vocês precisam ler. Contudo, hoje quero contar para vocês o quanto essa história é sensacional e esmiuçar (sem spoiler) cada um dos três livros. Vamos comigo?

O Ceifador

Esse é o primeiro livro da trilogia e a que dá o nome. Nesse primeiro vamos conhecer um novo mundo em que a humanidade é comandada por uma inteligência artificial. Além disso, não existe mais fome, doenças, miséria e morte. Estamos falando em um período em que ninguém morre, pelo menos de causas naturais ou acidentais.

Entretanto, tem que existir um equilibro na Terra para essa quantidade de pessoas, por esta razão foi criado um grupo de pessoas que tem o papel de matar e manter a estabilidade populacional. Esse grupo é conhecido como os Ceifadores e possuem uma lista de regras da qual precisam seguir para cumprirem os seus deveres.

No meio desse novo mundo existem dois jovens que são os escolhidos para assumirem papeis importante nessa sociedade. Citra e Rowan são convidados, se assim podemos dizer, para serem aprendizes de ceifadores. Contudo, apenas um poderá assumir o papel de ceifador, o que perder terá a vida ceifada pelo o que conquistou o lugar.

Isso tudo é o que você irá encontrar como enredo principal desse primeiro livro. Quem será o ceifador? Pois bem, mas a história vai muito além da trajetória de Citra e Rowan pelo anel de ceifador. A história tem uma crítica maravilhosa sobre o homem, sobre a sociedade e é cada trecho que de deixa arrepiado. Aqui descobrimos o pior do ser humano mesmo em um mundo tão perfeito. Afinal, ninguém morre, não tem doenças, não tem guerra, todo mundo sabe o seu lugar no planeta. Porém, mesmo com tudo isso o ser humano continua sendo ruim, egoísta e desprezível. Aliás, não importa em que mundo vive a sua essência será difícil mudar.

Em o Ceifador quem ajuda a guiar a história são os registros de alguns dos ceifadores que são apresentados antes de cada capítulo. Também é muito interessante o vilão dessa história que vai aparecendo aos poucos, mas logo de cara ele já vem mostrando para o que veio. Godard é praticamente a junção de todos os pecados capitais.

“A maior conquista da humanidade não foi vencer a morte. Foi vencer o governo.”

A Nuvem

Nesse segundo o principal aqui é desenrolar os problemas que surgiram no final do livro anterior. Ainda assim, Citra e Rowan precisam descobrir como impedir ceifadores que não seguem os mandamentos a não acabarem com o futuro da humanidade.

Não irei entrar muito em detalhes da sinopse desse livro porque todo comentário aqui pode ser um grande spoiler. Mas nesse o que quero destacar é que, diferente do anterior que tinha a visão dos ceifadores como a principal ponto de entendimento, quem vai guiar na história é a Nimbo, a inteligência artificial que é considerada o Deus desse mundo da imortalidade.

Geralmente o segundo livro de qualquer série tende a ser mais cansativo e até mesmo ruinzinho. Em A Nuvem não encontramos o mesmo ritmo de O Ceifador que desde a primeira página nos suga até terminarmos a história. Aqui temos uma narrativa mais lenta no começo para contextualizar o que está acontecendo com os personagens, apenas no 45% do livro que a história ganha um ritmo que você simplesmente não consegue largar e só quer chegar no final.

A Nuvem é uma história tão representativa quanto O Ceifador, aqui pessoas importantes que deixaram seu nome marcado na história da humanidade são homenageadas. Além disso, temos personagens que carregam uma representatividade muito forte e que são exemplos para muitas pessoas que sente dificuldade de se enxergar nas histórias.

“A Natureza é a soma de todos os egoísmos, obrigando as espécies a se engalfinhar.”

O Timbre

No terceiro e último livro da trilogia O Ceifador teremos muitos conflitos sobre o papel de cada ser humano na sociedade. O Timbre já tem a história bem desenhada, o que mais você terá aqui é um aprofundamento de todo o panorama pelo qual a sociedade da pós mortalidade está caminhando.

Muitas coisas já aconteceram, os personagens Citra e Rowan estão muito mais fortes e tem um papel bem desenhado nessa história. Também somos apresentados a personagens incríveis com Jeri, e você precisa conhecer Jeri para entender a ligação que o ser humano pode ter com a natureza.

O Timbre é o mais grandinho de toda trilogia, são 598 páginas e seu ritmo de leitura é bem mesclado. Existem momentos em que você vai ficar: “Nossa não tem fim esse capítulo”, mas outras que vão irá perder o fôlego. Ah, Todos os livros da trilogia O Ceifador tem capítulos bem grandinhos, mas esse livro aqui supera todos os outros. Entretanto, vale muito apena, porque é um final digno para história que sem dúvidas irá te surpreender.

Por que você deve ler a trilogia

A história dessa trilogia me fez surtar, chorar, gritar, perder o ar. É uma história completa com personagens representativos, em todos os pontos, fala de uma sociedade perfeita, mas nem tão perfeita. Tem quem diz que é um enredo utópico, talvez se olharmos pelo ponto de vista dos personagens sim, mas eu senti uma história bem diatópica e que deixa o leitor angustiado com algumas situações. O papel da mulher aqui nessa história é a força, inteligência e determinação. O gênero também tem seu destaque e que nos faz refletir muito sobre como nos sentimos em relação ao nosso verdadeiro eu.

Os livros foram publicados aqui no Brasil pela editora Seguinte e está disponível na Amazon. A trilogia O Ceifador conquistou meu coração e espero que conquiste o de vocês também.

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem