
Com obras marcantes e saindo um pouco de linhas tradicionais, confira os lançamentos da Intrínseca em julho/2025. Afinal, a editora completa a série Ripley com dois novos lançamentos que estavam esgotados no mercado e traz novo terror excêntrico. Por isso, vamos falar sobre os lançamentos da Intrínseca em julho/2025:
O garoto que seguiu Ripley, de Patricia Highsmith
Neste quarto volume da icônica série de Patricia Highsmith, a autora mostra uma nova faceta do trapaceiro Tom Ripley. A aproximação repentina de um jovem angustiado e enigmático abala a vida confortável e equilibrada que Tom leva ao lado da esposa, Heloise. Intrigado com essa figura, o golpista tem sua vida invadida pelas aflições e dilemas juvenis do rapaz, que está fugindo da família nos Estados Unidos e se envolveu em um crime grave.
Empatia, certo poder de manipulação e até afeto motivam Tom a protegê-lo, por mais inesperado que o gesto seja para ele. O fascínio crescente entre ambos facilita a viagem da dupla a um lugar que marcou o passado do sociopata na Alemanha: o submundo de Berlim, com esquemas de sequestro, fraudes e mentiras.
Ripley debaixo d’água, de Patricia Highsmith
No último volume da série, o passado criminoso de Tom Ripley corre o risco de ser descoberto. Por isso, sua rotina cuidando das dálias e tocando música ao lado da esposa está ameaçada. Após o envolvimento com uma história sinistra, Tom retorna à casa, onde tudo parece ir bem, até os Pritchard, um casal de americanos, se mudarem para a vizinhança e começarem a desenterrar os segredos que ele mantém guardados a sete chaves.
David Pritchard demonstra uma curiosidade perturbadora com relação ao passado de Tom, além de sinalizar o início de uma investigação particular em torno do esquema de falsificação de quadros de que o golpista fez parte. Quando a obsessão de David se torna cada vez mais perigosa, o charlatão sabe que terá que ser mais criativo do que nunca para escapar ileso outra vez — custe o que custar.
Manual das donas de casa caçadoras de vampiros, de Grady Hendrix
Em sua mais nova obra de horror, Grady Hendrix se inspira na vizinhança em que cresceu para construir uma narrativa sangrenta. Patricia Campbell leva uma vida solitária e atarefada, cujo único respiro é o clube de leitura com encontros mensais voltado para donas de casa fãs de histórias de crimes reais. Quando ela conhece o culto e viajado James Harris, o novo vizinho que aos poucos ganha a confiança do bairro, Patricia recebe a atenção de que sentia falta.
Enquanto James se infiltra em sua vida, ela começa a suspeitar da ligação dele com mortes bizarras de crianças em uma parte mais afastada da cidade. Por isso, decide investigar a situação usando todo o seu conhecimento de crimes reais, mas o que Patricia não imaginava era que ele fosse outro tipo de monstro.
Veja também- Manual das Donas de casa caçadoras de vampiros: Terror excêntrico de Grady Hendrix
Livros & Ossos, de Travis Baldree
Muito antes de decidir ter a própria cafeteria no livro sensação do TikTok Cafés & Lendas, a carreira de Viv no bando de mercenários Corvos de Rackam ia de mal a pior. Nesta prequel imperdível, Travis Baldree conta sobre quando a orc foi enviada à tediosa cidade de Murk para se recuperar de um ferimento sofrido durante a caçada a uma necromante. Sedenta por batalhas e vitórias, a protagonista encontra distração nos títulos da livraria Thistleburr — e na dona mal-humorada do estabelecimento.
Mas a imprevisível Murk tem suas surpresas, que vão desde crushes de verão e viajantes misteriosos a gnomos ranzinzas e esqueletos à solta. Em uma narrativa leve e divertida, o autor reflete sobre o valor da vida em comunidade e da busca por um propósito.
Não perca também- Livros & Ossos: A prequel do best-seller Cafés & Lendas
Os 5 tipos de riqueza, de Sahil Bloom
Sahil Bloom, o popular criador de conteúdo inspiracional e autor da newsletter The Curiosity Chronicle, apresenta um manual que destaca cinco formas de riqueza: de tempo, social, mental, física e financeira.
Por meio de sua poderosa capacidade de contar histórias e de insights práticos, dicas, exercícios e questionários, Bloom argumenta que a verdadeira realização vem com a integração dessas cinco riquezas ao longo de cada fase da vida, e não somente de recursos financeiros, como somos ensinados.
A loja de cartas de Seul, de Baek Seung-yeon
Hyoyeong sempre viveu à sombra da irmã bem-sucedida. Por isso nunca imaginou que Hyomin fosse cair num golpe que causou a perda de todas as economias da família e fugir após se desesperar com o ocorrido. Desde então, Hyoyeong recebe as cartas da irmã pedindo perdão, mas está ocupada demais ajudando os pais. Magoada, ela decide se mudar para Seul e aceita trabalhar na Geulwoll, uma loja de cartas famosa pelo serviço de penpal, que possibilita a troca de cartas anônimas aos clientes.
Lá, acaba se conectando com as pessoas que confessam seus medos e desejos profundos por meio das cartas. E, quanto mais conhece a atmosfera reconfortante da loja e a simpatia dos clientes, mais a jovem se convence a repensar a própria vida e a relação com a irmã.
Ansiedade e criatividade, de Martha Beck
Diante do aumento no número de diagnósticos de ansiedade feitos na atualidade, a socióloga Martha Beck propõe uma nova forma de lidar com a ansiedade, e também uma filosofia de vida. Neste best-seller do New York Times, Beck retrata a ansiedade não como uma inimiga, e sim como um sinal de que nossa mente está presa em um ciclo de alerta constante.
Unindo avanços recentes da neurociência à sua experiência como socióloga e mentora, a autora revela como o cérebro tende a ficar aprisionado na “espiral da ansiedade” — um ciclo de intensificação do medo —, e defende que é possível lidar melhor com esse sentimento ao ativar a “espiral de criatividade”, usando-a como impulso para uma vida cheia de significado e alegria.
O 8 de janeiro que o Brasil não viu, de Ricardo Cappelli
No dia 8 de janeiro de 2023, sete dias após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva para seu terceiro mandato na Presidência, a Praça dos Três Poderes foi invadida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
As mais de 4 mil pessoas acampadas em frente ao Quartel-General do Exército marchavam para restabelecer Bolsonaro na Presidência depois de sua derrota para Lula nas eleições de 2022. Com a invasão e a depredação de patrimônios federais em curso, Ricardo Cappelli foi nomeado por Lula para liderar as forças policiais e retomar as instalações públicas.