...

Não é difícil se encantar por essa produção, logo no trailer você fica ansiosíssima para assistir. Te garanto, são as duas horas de puro gelo e muito amor. Então senta ai e venha conferir o que achei de Cidade de Gelo, o conto de fadas russo produzido pela Netflix.

O século XX está chegando e as ruas de São Petersburgo estão congelantes durante o inverno. É nesse cenário de muita neve que vamos conhecer dois jovens de classes totalmente opostas que se apaixonam e vão enfrentar a todos para ficarem juntos.

+ FILMES COM REVIRAVOLTAS SURPREENDENTES

As histórias se cruzam e o conto de fadas acontecem.

Alice é filha de um oficial de alto escalão da aristocracia e seu sonho é conseguir entrar para faculdade de ciências. Entretanto, como sua família ainda é muito conservadora, está totalmente fora de questão a ideia de estudar. A jovem se sente prisioneira em sua casa e tudo que faz é as escondidas, mas tudo muda quando o jovem Matvey sobe em sua sacada pregar uma brincadeira.

Matvey é um jovem pobre que acaba de ser demitido do seu trabalho de entregador. O jovem vive com o pai, um acendedor de lamparinas das ruas de São Petersburgo, que está muito doente e não tem dinheiro para pagar o tratamento. Quando tudo parecia desmoronar, Matvey conhece o jovem enigmático Alex, que o convida para entrar na gangue de batedores de carteira.

Quando os dois personagens se encontram pela primeira vez a história muda e você consegue perceber a química entre os dois. Você fica esperando ansiosamente para eles se cruzarem novamente.

gangue dos batedores de carteira do filme cidade de gelo

2 horas de pura emoção e paixão

Como disse lá no início, são mais de 2 horas de filme e acredite: não é maçante. O roteiro é muito bem escrito, com todas as nuances que uma boa história precisa ter para prender o telespectador. Então parabéns Roman Kantor, ficou muito bom o seu roteiro.

O filme começa apresentando um pouco dos personagens e da cidade de gelo que é São Petersburgo. Ao longo do desenvolvimento da história, você se vê envolvido na gangue dos batedores de carteira com tamanha emoção que é vida deles. Também se vê aflito pela necessidade que Marvey vive, ou pela angustia que Alice vive de não conseguir seguir seus sonhos.

+ 6 FILMES FAMOSOS QUE FORAM FRACASSOS DE BILHETERIA

Protagonistas que se completam

Por mais que seja um filme de época é muito interessante ver uma personagem tão a frente do seu tempo como Alice. Ela é destemida, mas não é aquela típica rebelde e revoltada. Ela é apenas a jovem que segue seu coração tentando ao máximo não machucar os outros. Podemos até dizer que é uma ótima lição que não precisamos magoar ninguém para conseguirmos o que queremos.

Alice também é uma personagem muito mente aberta a conhecer o lado pobre da cidade e até mesmo tentar compreender o que motiva a gangue de batedores a querer furtar os burgueses. Sendo assim, ela começa a estudar sobre o assunto. Ou seja, Alice é uma personagem que não é tão cheia de vida, rebelde, mas ela é uma revolucionária extremamente inteligente e determinada.

Obviamente o par romântico dela tinha que ser alguém com falhas no caráter e até mesmo muito mais espirituoso que ela. E é assim mesmo que Matvey é. Ele é um jovem que é capaz de tudo para conseguir a cura pro pai, então ele se corrompe quando aceita entrar para gangue. Além disse, ele vive um conflito com quando o pai descobre e acaba magoando os sentimentos do velho.

É interessante analisar o desenvolvimento de Matvey porque mesmo cheio de problemas, controversas, ele é leal as pessoas que o ajudam. Ele tem uma evolução bem sutil, pois no fundo ele não é ruim, apenas é influenciado pelo meio em que vive. Na verdade, pelo meio que o  oprime. Então quando ele encontra Alice sua mudança é imediata e ele começa a se perguntar o que realmente é importante para ele. E ele muda obviamente.

Sonya Priss and Fedor Fedotov vivem Alice e Matvey em Cidade do Gelo da Netflix

Mas o que realmente esperar de Cidade de Gelo?

As histórias se cruzam não só por uma questão de contos de fadas, em que o rapaz pobre se apaixona pela jovem rica. É muito mais pelos questionamentos da burguesia e seu poder sobre os mais pobres. O filme se passa na virada para o século XX, mas especificamente 1900 contudo, muitas das coisas que são apontadas no filme servem ainda para hoje. Na verdade, você até esquece que é um filme de época.

Uma frase muito impactante que Alex usa para justificar a existência da gangue é que: A minoria que está muito rica e oprimindo a maioria que está em seu estado lamentável de pobreza. Pense, isso não é um cenário só da época, mas sim da atualidade também. O personagem Alex na verdade ele é uma figura muito filosófica e até indica o livro O Capital, de Karl Marx, para Alice entender melhor a economia e a política. Fica a dica também para você!

Sem mais delongas, se não começo a contar o filme todo, Cidade do Gelo é muito mais que um conto de fadas. É uma produção que faz uma bela critica a alta sociedade e o seu poder, além de narrar como uma mulher inteligente pode incomodar muitos homens importantes que não querem se sentir inferiores a elas.

Se você tiver em casa, no friozinho, vale um chocolate quente, cobertor e uma viagem pela Cidade de Gelo.

 

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO