...
Filmes e séries sobre Chernobyl

Cena da série da HBO Chernobyl

Em 26 de abril de 1986, acontece um dos momentos mais marcantes da Humanidade, na usina nuclear de Chernobyl. Tudo aconteceu durante um teste de segurança que estava em curso e resultou na explosão do reator 4. Diante disso, dois trabalhadores foram mortos. Logo depois, um incêndio iniciou-se e se estendeu durante dias. O ocorrido deixou o reator nuclear exposto. Incluindo que se tornou o responsável por jogar na atmosfera uma elevada quantidade de material radioativo.

Esta tragédia matou milhares de pessoas e contribuiu para apressar o fim da União Soviética. A área de exclusão em torno do reator é localizado no perímetro urbano de Pripyat. Atualmente, é uma cidade fantasma da Ucrânia, porém, ainda contém altos níveis de radioatividade. Mesmo que tenha passado 35 anos, a história ainda é retratada e investigada em filmes e séries. Por isso, vamos falar de algumas produções sobre Chernobyl:

1.Chernobyl (2019)

É claro que não podemos começar sem falar a respeito desse projeto, no qual que fez bastante sucesso para HBO. Na minissérie, vemos com detalhes sobre o dia do acidente e o resgate das vítimas. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, um cientista, uma física e o vice-presidente do Conselho de Ministros tentam descobrir as causas. Em suma, é como se estivéssemos vendo ao vivo o que aconteceu de fato na data.

2.  O Pica Pau Russo (2015)

Documentário vencedor do Festival de Sundance, temos uma perspectiva exclusiva sobre o evento. Um homem vítima do desastre nuclear de Chernobyl tem um segredo que foi escondido a sete chaves. No entanto, seu desejo é revelar o segredo, mesmo com seu país tomado por uma revolução e em guerra. Afinal, nem tudo o que foi mostrado anteriormente é a verdade absoluta.

3.A Batalha de Chernobyl (2016)

Sim, mais um documentário. Mas, neste caso, é possível assistir na internet com bastante facilidade. O projeto de 2006 explora os bastidores do desastre em Chernobyl. Através de entrevistas e documentos, é possível ver os esforços do governo russo para encobrir a catástrofe. Algo que foi muito debatido desde a data do acidente.

Leia também: Documentários Brasileiros que merecem ser assistidos

4.Stalking Chernobyl: Exploração após o Apocalipse (2020)

A obra mostra como a área de exclusão virou palco de interesse da cultura underground para aventureiros, artistas, fotógrafos ou pessoas que têm alguma relação histórica com a tragédia. Além disso, são muitas as razões que levam as pessoas a ingressar na área como stalkers. Boa parte delas tem alguma relação com os 500 mil “liquidadores”, que trabalhadores que atuaram na área para atenuar os graves efeitos do acidente. Todavia, vemos contrastes entre passado e presente. Sobretudo, reflexões sobre os erros dos seres humanos.

5. Chernobyl- Sinta a radiação (2012)

O filme pode não ser lá essas coisas, mas temos uma leve tentativa de sair do tradicional. Seis jovens turistas estão viajando por diversos cantos da Europa, inclusive a Ucrânia. Para fugir dos tradicionais passeios, eles conseguem um passeio exclusivo para a cidade de Pripyat. Mesmo ignorando todos os avisos de perigo. Após uma volta pelo local eles, percebem que seres estranhos estão acompanhando o grupo. Do mesmo modo que coisas aterrorizantes acontecem. Ou seja, uma fórmula típica de história de terror.

Leia Também: 5 Filmes de Terror disponíveis no Prime Video

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI