Capitã Marvel

Capitã Marvel

Ainda sendo exibido nos cinemas, Capitã Marvel está sendo um sucesso de bilheterias, junto com crítica e púbico. Do mesmo era de se esperar de um filme da Marvel, está recheado de easter eggs e referências. Por isso, resolvemos fazer um apanhado geral das principais conexões com os quadrinhos e com a MCU.

ATENÇÃO: o texto abaixo contém spoilers:

1-Monica Rambeau:

No filme, Monica Rambeau é a filha da Maria, melhor amiga de Carol Danvers. Enquanto que nos quadrinhos tem um papel muito mais importante. Ela foi a primeira mulher a usar o título de “Capitã Marvel”. Ao longo dos anos, ela trocou várias vezes o nome para Pulsar, Photon, Daystar, Sceptre e Lady-of-Light. Um desses nomes, “Photon”, aparece na lataria do avião de Maria Rambeau.

2-Guardiões da Galáxia:

Inesperadamente, o longa estabelece uma série de ligações com o universo de Guardiões da Galáxia, a partir da presença de Korath e Ronan. Os dois são vilões no primeiro filme da equipe, mas aqui os encontramos como grandes soldados Kree. Outra ligação se dá nas cenas que estabelecem os vários planetas e locais do filme: eles contém os mesmos códigos e sistema de coordenadas. Além disso, os “saltos espaciais” são ilustrados com os mesmos efeitos de Guardiões da Galáxia Vol. 2, com naves entrando em buracos hexagonais.

3-Projeto P.E.G.A.S.U.S.

Enquanto isso, na Terra, Mar-Vell trabalha para o P.E.G.A.S.U.S., um sistema de pesquisas espaciais do governo norte-americano, cujo nome já foi mencionado anteriormente em outros filmes da editora. Em Homem de Ferro 2, o nome aparece junto com alguns projetos em execução que Tony Stark descobre através de J.A.R.V.I.S.. Já em Os Vingadores, é a subdivisão da S.H.I.E.L.D. que lida com o Tesseract.

4-Tesseract/Joia do Espaço

Tesseract/Joia do Espaço em “Capitã Marvel”

Por falar no Tesseract, temos a própria participação desse receptáculo da Joia do Espaço. Ainda mais que ele é a fonte de energia utilizada por Mar-Vell para criar seu motor que ultrapassa a velocidade da luz. O objeto aparece brevemente e precisa ser recuperado por Nick Fury, para que não caia nas mãos dos Kree. Ao fim do filme, vemos Goose engolindo o cubo cósmico e, na segunda cena pós-créditos, o cuspindo para fora.

5-Uniforme

Quando Carol decide que é hora de abandonar as cores usado pelos Kree, ela passa por várias combinações que homenageiam uniformes dos quadrinhos. Vermelho, amarelo e preto foram usados tanto pelo Mar-Vell original, quanto pela Carol Danvers durante a fase Ms. Marvel. Enquanto que preto e prata faz referência à uma versão do uniforme criada por Jonathan Hickman. Já o branco e verde mostra a mesma paleta do traje usado por Mar-Vell quando ele chega pela primeira vez na Terra.

Veja também: Tudo o que você precisa saber antes de ver Capitã Marvel

6-Anos 90

Assim como o longa, as principais referências a cultura pop dos anos 90 estão na nave de Mar-Vell. Pois, lá dentro é possível ver um pinball de Space Invaders, um arcade de Centipede, uma mesa de pebolim e uma jukebox. Além de um cubo mágico, uma Magic 8 Ball, Fluffys, bonecos Trolls, uma câmera de vídeo VHS, uma lancheira da série Happy Days.

7-Panger de Nick Furry

Capitã Marvel
Pager de Nick Fury utilizado em “Vingadores: Guerra Infinita”

Aliás, temos o retorno de um objeto que deixou os fãs bem curiosos: o pager de Nick Fury. Vemos que, originalmente, o dispositivo é utilizado pelo herói para se comunicar com outros agentes da S.H.I.E.L.D. Posteriormente, no entanto, o pager é modificado por Carol Danvers, que devolve para o agente e pede que ele o use apenas em casos de emergência. Assim sendo, ela retornaria para a Terra para defendê-la mais uma vez.

Confira também: Vingadores-Ultimato: Capitã Marvel e uniformes quânticos em novo trailer

8- Protetores:

Uma das grandes surpresas do filme reside na cena em que Nick Fury começa a preparar uma iniciativa de super-heróis para salvar o mundo, caso necessário. Ele tira a ideia justamente com Carol Danvers, e originalmente batiza o projeto de “Inciativa Protetor”. No entanto, ao ver que o codinome que Carol usava na Força Aérea era “Vingadora”, Fury transforma em Vingadores. Em outras palavras, foi a Capitã Marvel a “responsável” por batizar a equipe.

Capitã Marvel ainda está sendo exibido nos cinemas nacionais!

FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?