Sabe aquela autora que todo mundo fala bem e diz que você precisa ler os livros dela sem falta e desesperadamente? Mas quando você pega para fazer a leitura, nada te desce, a narrativa, a história os personagens e tudo mais? O que fazer? É obvio que depois desse pequeno martírio vem aquela decepção total com a autora.

No meu caso eu demorei um ano para terminar o livro A Testemunha, da Nora Roberts, todo mundo falava super bem dos livros dela, que por sinal esse foi um presente de uma amiga. Já tinha enrolado muito para começar a leitura e quando realmente resolvi começar, BAMMM, mais um ano para finalizar.

O início até vai, é interessante, te prende e tudo mais. Porém, vai chegando na metade e começa aquela enrolação, aquele vai não vai, personagens muito frescos que ficam fazendo joguinho de sedução, e não rolou. Não. Abandonei o livro pela primeira vez, mas sabe quando você fica incomodada porque você quer saber o final, mas não consegue andar na leitura porque ela não evolui, e ao mesmo tempo as pessoas ficam falando maravilhosamente bem da autora e do livro? Você se sente até mal com isto.

Depois de ter dado um tempo, resolvi dar uma segunda chance ao livro. Dessa vez a leitura andou, um capitulo por mês durante 3 meses, depois parou de novo. Nada fluía, eu não conseguia enxergar mais alguma coisa que me prendesse à história. E toda vez que você pensa em largar mais uma vez, vem alguém e fala “ai, eu nunca abandono um livro. Isso é errado.” Como pode ser errado se a leitura não funcionou com você? E durante toda essa luta com A Testemunha, eu comecei a me questionar sobre esse pequeno universo literário em que as pessoas gostam de tudo. Será mesmo?

Bom, esperei mais um tempo e deixei o livro bem longe, até que um dia sem ideia do que ler, peguei ele de novo. E adivinhem só, não rolou pela terceira vez. Cheguei no ponto de ler sem prestar atenção, apenas pulando as páginas, é horrível dizer isso, mas não ia. Até que final falei: chega, não é pra mim. Fico triste pela leitura não ter funcionado, até como falei, foi um presente de uma amiga, mas estava começando a me incomodar eu não conseguir ler.

Não gostar de um livro e sentir-se obrigada a termina-lo é algo péssimo, porém o mais engraçado são as pessoas dizerem que conseguem terminar quando não gostam e até bem rápido. Será que elas leem mesmo ou vão passando as páginas aleatoriamente igual eu fiz?

Depois dessa incrível jornada que Nora Roberts me proporcionou, comecei a pensar bem sobre meus hábitos literários e para que rumo eu estava caminhando. Será que eu lia as coisas para ter uma lista grande de livros lidos e fingir que li 1000 durante o ano ou eu estava lendo porque eu queria? Bom, se o livro não funcionou com você, mas sim com sua amiga, não se mate ou se sinta pior por isso, cada uma curte um gênero e ninguém é obrigado a gostar de tudo. Quem sabe um outro título da autora não seja melhor? Bom, ficar empurrando goela abaixo é que não dá.

Ah, como eu tenho tantos questionamentos sobre esse ambiente literário! Então, relaxe e só curta a sua leitura.

FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?