...
Leia tudo sobre "A Mulher Rei"

Crítica do filme "A Mulher Rei"

Sendo um dos filmes mais aguardados do ano,  “A Mulher Rei” finalmente chegou e está conquistando os cinemas brasileiros. Dirigido por Gina Prince-Bythewood, o fllme tem elenco predominantemente negro e feminino, algo raramente visto em filmes comerciais. Mas, com um enredo potente, forte e necessário, o longa metragem mostrou porque merece estar em Hollywood e ser visto por todas as pessoas. Por isso, vamos falar mais de “A Mulher Rei”:

Baseado em um Exército real:

Quando “Pantera Negra” chegou aos cinemas em 2018, um dos pontos que mais chamou a atenção dos fãs foi a Dora Milaje, um exército formado por mulheres que protege o rei de Wakanda. Desde a introdução do grupo nos quadrinhos, era de conhecimento geral que elas foram inspiradas em guerreiras da vida real, que nunca tiveram suas histórias contadas em detalhes.
Isso muda agora com a estreia de “A Mulher Rei”, filme protagonizado por Viola Davis. O longa narra as batalhas das Agojie, exército de mulheres que protegia o rei de Daomé, lugar real conhecido atualmente como Benim. Neste contexto, a líder Nanisca (Davis) começa a recrutar uma nova leva de guerreiras, ao mesmo tempo em que lida com perigos externos e com seu próprio passado.

Atuação Impecável de Viola Davis:

Veja mais sobre "A Mulher Rei"
Viola Davis é a protagonista de “A Mulher Rei”
Como não poderia ser diferente, a atuação de Viola Davis é o ponto alto do filme. Sem nenhuma surpresa, a atriz brilha ao acrescentar diversas camadas à personagem. Nanisca é uma líder respeitada, que sabe como vencer no campo de batalha. Mas ela também tem vulnerabilidades, medos e traumas que precisa superar para começar um novo capítulo em sua vida. Com toda a certeza, Davis é o grande destaque quando está em cena, e chega a ser quase impossível olhar para outra coisa quando Nanisca está na liderança.
A boa atuação também pode ser vista em outros nomes do elenco, como Sheila Atim, que faz o papel de Amenza, amiga de Nanisca e grande guerreira das Agojie. Por ter uma relação de longa data com a general, a personagem tem mais tempo de desenvolvimento em tela. Isso também acontece com Izogie, interpretada por Lashana Lynch. Responsável pelo treinamento das recrutas, ela cria uma relação interessante com Nawi (Thuso Mbedu), uma jovem impetuosa que quer se tornar uma grande guerreira.

A Cultura Africana em todos os detalhes:

Com Viola Davis, confira o filme  "A Mulher Rei"
Em “A Mulher Rei”, conhecemos mais sobre a cultura africana
Assim como aconteceu com Pantera Negra, o longa também faz um bom trabalho ao mostrar como a cultura africana é bela com suas próprias características. Desde a dança, até as roupas, cabelos e armas, tudo no reino de Daomé tem uma personalidade própria, longe da influência dos colonizadores. Após tantas décadas vendo épicos de guerra focados em histórias caucasianas, há um sentimento de renovação e emoção ao ver uma produção como essa.
No entanto, a narrativa, com roteiro assinado por Dana Stevens, só perde um pouco de força quando se distancia das Agojie para contar outras histórias menos cativantes. Isso acontece, por exemplo, quando Malik (Jordan Bolger) e Santo Ferreira (Hero Fiennes Tiffin) entram na trama. Ainda que o contraponto sugerido pelo filme, de mostrar a visão do colonizador branco sobre aquelas terras, seja relevante, ele soa mais como algo que já foi apresentado em outros filmes. Em comparação com o ineditismo e a grandiosidade das guerreiras de Daomé, essa trama ocupa tempo demais da narrativa para entregar algo muito menos interessante.

Conclusão:

Mesmo com esse ponto negativo, não há como negar que “A Mulher Rei” é uma grande realização na carreira de Viola Davis. Aliás, o longa mescla bem os momentos de ação sangrenta das Agojie com tramas pessoais que seguem relevantes até os dias atuais. Para quem busca um bom épico de guerra, sem perder de vista temas que merecem mais espaço na cultura mainstream, este é um filme que merece ser visto e revisto.
Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã!