Dia dos professores
Escritores da Liberdade-Dia dos professores

5 filmes para homenagear o Dia dos Professores

De colégios internos a escolas da periferia, eles lidam com realidades distintas. Um professor pode fazer toda a diferença na vida do seu aluno. Devido a isso, nada mais merecido do que um dia dedicado a essa profissão tão importante para a humanidade. Conheça agora 5 filmes para assistir e refletir sobre o poder de ensinar e mudar a trajetória de cada pessoa:

1.Sociedade dos Poetas Mortos (1989) :

Robin William vive John Keating, o ex-aluno de uma escola extremamente tradicional e que  volta para trabalhar como professor de literatura. Porém, com o seu talento e sabedoria, ele inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. Além disso, motiva os alunos a questionarem as regras da sociedade.

2.Escritores da Liberdade (2007) :

Uma professora tenta combater um sistema deficiente e fazer com que a sala de aula faça a diferença na vida de seus alunos, criados em meio à violência e à agressividade. Eles se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Ainda assim, por meio de diários, os adolescentes escrevem suas histórias e têm a chance de ter uma voz própria. O longa foi inspirado em eventos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”

3. O Sorriso de Monalisa (2003) :

Julia Roberts é Katherine Ann Watson neste drama sobre a educação e o papel da mulher nos anos 50. Ela foi contratada para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. No entanto, determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, a professora inspira suas alunas tradicionais a se tornarem pessoas além do que lhe foram planejadas a serem e não desperdiçarem seus estudos.

4.O milagre de Anne Sullivan (1962) :

Para ajudar a sua aluna surda e cega conseguir se adaptar e aprender, a professora Anne Sullivan (Anne Bancroft) é incansável. Em determinado momento, ela também questiona o papel desempenhado pelos pais, visto que sempre sentiram pena da menina e nunca a estimularam ao aprendizado. O filme é baseado na história real de Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana, no qual foi reconhecida por ser a primeira surda e cega a receber um diploma de bacharelado.

5.Escola de Rock (2003):


Jack Black vive  Dewey Finn, um  guitarrista de uma banda, mas foi trocado. Por isso, acabou tendo que aceitar o trabalho como professor substituto numa escola primária. Em princípio, ele não se importa com as aulas e deixa os alunos soltos para fazerem o que quiserem . Entretanto, quando descobre que eles são talentosos para a música, decide montar uma banda e competir contra seus antigos companheiros num concurso estadual.

 

A equipe do Manual Geek deseja a todos um Feliz Dia dos Professores e nunca parem de nos inspirarem!