Ganhando reconhecimento internacional com a nossa estética única, veja 5 animações nacionais que você precisa assistir. Aliás, as produções têm feito muito sucesso pelo mundo e, por isso, o número desse tipo de produção tem crescido demais por aqui nas últimas duas décadas. Mesmo que o brasileiro consuma muita animação advinda do exterior, em especial dos Estados Unidos, o nosso país possui uma variedade de títulos de animação tão bons quanto em qualquer outro lugar. Por isso, confira 5 animações nacionais que você precisa assistir:
Veja também: 5 animações estrangeiras para você assistir em casa
1.Minhocas
Em primeiro lugar, temos o longa-metragem stop-motion do Brasil, a animação foi dirigida por Paolo Conti e Arthur Nunes. Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Entretanto, antes mesmo da disputa começar, Júnior e Nico são levados para a superfície por uma escavadeira.
2.Lino – Uma Aventura de Sete Vidas
Produzido inteiramente em CGI e com direção de Rafael Ribas, Lino conta a história de um animador de festas que não aguenta mais ser tratado com zombaria por trabalhar com uma fantasia de gato gigante. É quando ele está determinado a mudar de vida, que inesperadamente ele se vê se transformando em um enorme gato de verdade.
3. Tito e Os Pássaros (Telecine Play)
Em seguida, temos essa obra única. Neste filme de 2018, o garotinho Tito tem a difícil missão de lutar contra uma misteriosa epidemia que paralisa as pessoas que têm medo. Para isso, Tito vai contar com a ajuda de seus amigos e de uma antiga e perdida pesquisa de seu pai sobre o canto dos pássaros.
4.Uma História de Amor e Fúria (Netflix)
Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Annecy de 2013, “Uma História de Amor e Fúria” é uma animação com traços de HQ, feita para jovens e adultos, dirigida por Luiz Bolognesi. O longa-metragem usa, como pano de fundo, fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, quando haverá guerra por água, para contar a saga de um guerreiro imortal que é apaixonado há 600 anos por Janaína.
5. O Menino e O Mundo (Globo Play)
De fato, O Menino e o Mundo levou o Brasil longe na época de seu lançamento. O filme dirigido por Alê Abreu foi lançado em 2013 e passou os três anos seguintes percorrendo festivais de diversos países – onde ganhou o principal prêmio do Festival de Annecy – até que em 2016 conseguiu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação. Na trama do filme, Cuca é um menino que parte em busca do pai em uma jornada que o leva a conhecer um mundo completamente diferente daquele que vivia: o mundo real, com mazelas sociais e caos urbano.