Quem é fã dos quadrinhos da Marvel e DC sabe que uma se inspira na outra para a criação dos super heróis, de modo que não é raro haver correspondências diretas entre os personagens das duas maiores editoras de HQ’s. Também sabe que as duas grandes equipes de super heróis são fortes e equilibradas e podem salvar o mundo. É claro que cada um possui vantagens e desvantagens, mas não se pode negar que existem características muito parecidas em cada personagem. Ao analisar o filme Liga da Justiça (DC) e a franquia Vingadores (Marvel), nos deparamos com correspondências menos óbvias. Isso porque em ambos os filmes a dinâmica dos heróis foi construída de modo que cada herói tem um papel a cumprir no grupo.
Para começar, tanto a Amazonas de Temiscira quanto o herdeiro de Asgard são filhos de deuses. Mulher Maravilha é filha de Zeus, e Thor filho de Odin. Ambos possuem artefatos mágicos como armas, no caso o escudo, Laço da Verdade, e o Mjolnir. Desde que chegam na Terra, eles representam o arquétipo do Inocente. São puros e ingênuos, e têm pouca ou nenhuma compreensão sobre como funciona o mundo. Ambos são sonhadores, possuem fé e são otimistas. Desejam fazer as coisas da maneira correta, protegendo seu povo e buscando a felicidade e paz acima de qualquer coisa. Dentro do grupo, exercem o papel do ingênuo.
Confira também: Vingadores – Guerra Infinita | A nova fase da Marvel
Enquanto isso, Hulk e Aquaman são os esquentados, os “pavio curto”, de seus grupos. Representam o brutamontes, agindo na maioria das vezes por impulso. Prezam muito pela liberdade, não aceitam bem hierarquia e tendem a ser mais solitários. Eles não estão nem aí para nada, e acreditam que as regras existem para serem quebradas. Porém, ao mesmo tempo, são extremamente solitários e fazem de tudo para esconder suas atitudes. Aquaman não vivia mais em Atlântida, mas também não queria vestir a carapaça de herói, preferindo o exílio. Já Hulk perambulou por um longo período até parar no reino de Sakaar, onde se torna o grande campeão do Torneio de Campeões (Thor Ragnarok – 2017). Para sua felicidade, isso significa puro caos.
Flash e Homem Aranha são jovens que tiveram algum distanciamento de seus pais quando crianças. Peter Parker ficou órfão, sendo criado por seus tios. Já Barry Allen perdeu a mãe e seu pai está preso, de modo que o filme Liga da Justiça faz parecer que ele se vira sozinho, cometendo pequenos furtos. Eles são o alívio cômico de suas equipes, a essência do carpe diem, e buscam viver a alegria do momento. Gostam de curtir, são jovens e cheios de energia, mas podem acabar se tornando inconsequentes, tanto que várias piadas marcantes vem dos personagens.
Superman e Capitão América são os representantes do Herói clássico. Desejam provar seu valor por meio de ações corajosas e difíceis. São muito competentes e corajosos, mas carregam um fardo de se sentirem responsáveis pelos outros. Por assumirem a posição de liderança em suas equipes, acabam que devem ter o cuidado de não se tornarem autoritários.
Confira também: Próximos filmes entre 2018 e 2019 da Marvel
Ciborgue e Bruce Banner são o crânio de suas equipes. Bruce Banner, mais conhecido por seu alter ego Hulk, é o maior cientista especializado na radiação gama, o que ironicamente acabou sendo sua maldição. Já Victor Stone cresceu na ciência. Filho de cientistas, tinha um Q.I. de 170 e era influenciado por seus pais a se tornar um. Os planos mudaram quando um acidente no laboratório STAR acabou quase matando Victor, que foi reconstruído por seu pai com partes biônicas, se tornando então o Ciborgue. Devido à sua inteligência, ambos buscam alcançar seus objetivos por meio do conhecimento e da verdade. São a voz da razão.
Batman e Homem de Ferro são ricos, inteligentes, desprovidos de poderes natos. Suas habilidades são as que sua inteligência permitiu criar e que seu dinheiro pôde comprar. Seus superpoderes foram todos construídos, possuem muita criatividade, são imaginativos e perfeccionistas, buscando sempre superarem sua própria criação. Além disso, são arrogantes e ambos se escondem por trás da figura de um playboy mimado. No entanto, Bruce Wayne e Tony Stark também quebram regras em prol de um bem maior.