Castlevania é uma série de animação da Netflix baseada no jogo japonês de 1989, Castlevania III: Dracula’s Curse, da Konami. O estúdio Powerhouse Animation Studios é um dos responsáveis pela produção ao lado do diretor Kevin Kolde. Mas vamos ao que interesse, estou aqui para contar algumas curiosidades sobre essa animação. Prontos?
O início de tudo!
Kolde trouxe para ajudar no projeto de Castlevania o escritor Warren Ellis, que não tinha nenhum conhecimento sobre a história do jogo. A principio, a série foi originalmente planejada como um filme, mas Ellis observou que não queria um filme, pois em 80 minutos de duração não seria suficiente para contar a história completa que ele queria. E assim nasceu a série em um roteiro dividido em 3 partes.
+ VOCÊ SABE QUEM É: LESTAT, O PRÍNCIPE DOS VAMPIROS
Ainda sobre série e jogo, o roteirista não queria uma adaptação direta, mas desejava materializar todo o mundo do jogo que os fãs já estão acostumados. Era como se desse vida aos elementos por trás dele. Outro ponto é que eles não queriam usar o modelo de televisão tradicional, isso porque queriam usar cenas mais adultas para contar a história dos personagens e ser mais fiel ao jogo.
Castlevania como produto da Netflix
Durante anos o projeto entrou no famoso inferno do desenvolvimento, quando o projeto fica parado por muito tempo. Foi apenas em 2015 que eles encontram a Netflix que gostou de cara do roteiro original apresentado por Ellis. Porém, eles só tiveram que fazer poucas alterações de formato.
A série Castlevania estreou no dia 7 de julho de 2017 no streaming e no mesmo dia a Netflix renovou a animação para uma segunda temporada. Mais tarde a série ganhou mais duas temporadas, a última sendo lançada em 2021 com 10 episódios.
O estilo gráfico de Castlevania
O estilo de desenho da série é inspirado no trabalho de Ayami Kojima em Castlevania: Symphony of the Night. Aliás, ele utilizaram também ideias do diretor Satoshi Kon para as expressões dos personagens e Berserk para inserção de humor entre os elementos mais sérios. A série foi desenhada à mão e transformada em animação 2D. As séries de mangás Berserk e Blade of the Immortal também serviram como inspiração.
Konami, um dos produtores da franquia do jogo, trabalhou bem de perto da produção. Ele ajudou a identificar os problemas de continuidade e alguns outros possíveis furos na história da série. No geral, Konami, foi vem receptivo com o trabalho da animação.
Série x jogo
A série animada da Netflix se baseia no Castlevania III, e é nesse jogo que um personagem marcante aparece pela primeira, o Alucard, filho do Drácula. Na verdade, o nome dele é Adrian Farenheit Tepes, entretanto, ele adota Alucard por ser Drácula de trás para frente e representar uma adversidade a todas as atitudes do pai.
Catlevania é muito fiel a fanbase do jogo, na série existem diversas referências que só os mais fãs vão notar. Como por exemplo, na animação o Drácula move seu castelo por meio de um dispositivo que os fãs do jogo vão reconhecer na hora, pois se assemelha muito ao mecanismo de salvar o jogo. Como eu disse, referências.
Na segunda temporada, Trevor, Sypha e Alucard encontram a biblioteca dos Belmont e lá está repleta de itens que deixam os jogadores muitos nostálgicos. São prateleiras repletas de monstros, armas utilizadas no jogo e também itens mágicos.
Outra ponto bem legal que a série fez foi dar mais espaço para personagens com menos destaque no jogo. Como o Isaac, o fiel serviçal do seu senhor Drácula, que ganhou um desenvolvimento bem interessante e explorando mais a relação do homem com as entidades vampirescas.
+ RESENHA: CARMILLA, A VAMPIRA DE KARSTEIN
Sinopse da série
Quando sua esposa é queimada na fogueira depois de ser acusada de bruxaria, o vampiro conde Vlad Dracula Tepes declara que todo o povo da Valáquia pagará com suas vidas. Sendo assim, ele convoca um exército de monstros e demônios que invade o condado, fazendo com que as pessoas vivam vidas de medo e desconfiança. Para combater isso, o desonrado caçador de monstros Trevor Belmont pega em armas contra as forças de Dracula, auxiliado pela maga Sypha Belnades e pelo filho Dampiro de Dracula, Alucard.