...

Se você estiver na casa dos 20 anos de idade, com certeza já ouviu os nomes Sharkboy e Lavagirl. Afinal, a obra desses dois heróis foi marco em 2005, mesmo sendo um fracasso de crítica e bilheteria. Porém, os personagens retornaram através do filme “Pequenos Grandes Heróis”, um dos recentes lançamentos da Netflix. Então, vamos juntar as duas informações e apresentar os bastidores de um clássico infantil.

Origem:

O longa é baseado em uma brincadeira do diretor e roteirista, Robert Rodriguez, com seu filho Racer Rodriguez, que é oficialmente creditado como criador da história. Além de ser a inspiração do personagem principal: Max. Além de Racer, outros quatro filhos de Rodriguez com a produtora Elizabeth Avellán participaram ativamente do projeto, dando ideias e testando as piadas que acabariam no roteiro final.
Bastante solitário, o pequeno Max (Cayden Boyd), de 10 anos, não consegue se enturmar e se perde em seu próprio mundo de fantasia. Especialmente para escapar das confusões diárias decorrentes da constante briga entre seus pais, os valentões da escola e das férias de verão nem um pouco divertidas. Em seu “diário dos sonhos”, o menino escreve sobre as aventuras de dois heróis que existem em sua imaginação: Sharkboy (Taylor Lautner) e Lavagirl (Taylor Dooley). Porém, quando Max descobre que estes super-heróis podem ser bem mais reais do que ele imaginava, seu mundo se transforma completamente.
Afinal, quem são Sharkboy e Lavagirl?!

Não é só entre lobos que vive o ator Taylor Lautner. Seu personagem, Sharkboy, era filho de um biólogo marinho e, durante uma tempestade, se perdeu no mar, sendo salvo pelos tubarões que costumava alimentar a pedido do pai. Ao longo do tempo vivendo entre estas feras Sharkboy adquiriu algumas características como barbatanas, brânquias e uma força descomunal. Já Lavagirl passa a maior parte do roteiro sem saber de sua origem, que está perdida nos sonhos de Max. Entretanto, sabe-se que a jovem veio do planeta Baba e lança chamas e pedras incandescentes pelas mãos.

Taylor Lautner como Sharkboy  e Taylor Dooley como Lavagirl
Taylor Lautner como Sharkboy e Taylor Dooley como Lavagirl

De assuntos delicados ao uso de 3-D:

Não seria exagero descrever como uma espécie de Peter Pan do século XXI. A proposta de criar um pequeno épico infantil, que fala a importância de manter a habilidade de sonhar para escapar das tensões do cotidiano. Para as crianças, funciona que é uma maravilha. Através do ritmo agitado e os diálogos que são simples sem cair na pieguice. Uma característica que marcou o projeto foi o uso de 3-D, um recurso que estava em alta na época. Em 93 minutos, apenas duas das sequências não eram em terceira dimensão.

Apesar de o visual ter seus exageros, existe a discussão de assuntos bem atuais, como o bullying e as dificuldades entre relacionamentos. Além da mensagem principal de que as crianças não devem ser privadas de sua imaginação, parte fundamental no processo de crescimento de qualquer um. Aliás, a própria Lavagirl afirma que “tudo que existe ou existiu começou com um sonho“.

O Grande retorno:

Em 2020, a Netflix anunciou o retorno dos heróis no filme “Pequenos Grandes Heróis”. E claro que a internet delirou com o lançamento. Na produção inédita encontramos os personagens na versão adulta, e até com uma filha (que é muito fofa, por sinal).

Sharkbay e Lavagirl com a filha Guby
Guby é a mais nova do grupo e é filha do Sharkboy e da Lavagirl

Na obra, todos os heróis da Terra foram abduzidos por aliens. Com isso, os filhos dessas figuras famosas e poderosas precisarão se unir e resgatar os pais. Além de ter uma inspiração muito forte do clássico de 2005, temos um elenco de peso: Pedro Pascal (Narcos, The Mandalorian), Priyanka Chopra (Quântico), Christian Slater (Mr. Robot) e Boyd Holbrook (Narcos, Logan).

É fato que não é um projeto perfeito, mas precisamos enfatizar que é direcionado ao público infantil. Sem grandes dramas e reflexões, traz entretenimento e aventura. Algo que é sempre evidente em qualquer criança que tem o sonho de ter poderes.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO