...
Leia mais a história de Sweeney Todd

Curiosidades sobre Sweeney Todd

Como uma forma de homenagear um dos musicais mais macabros, trouxemos curiosidades sobre “Sweeney Todd:  O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”. É fato que dezenas de musicais foram desenvolvidos, mas poucos são tão sangrentos quanto neste caso. No entanto, pouco sabem de onde surgiu a história do homem que mata durante o serviço de barbeiro. Pensando nisso, juntamos um pouco de tudo, e vamos mostrar curiosidades sobre Sweeney Todd:

Veja também: Confira músicas da Disney que entraram na Billboard

1.Inspirada em uma lenda:

O conto de Sweeney Todd foi apresentado pela primeira vez no os contos de ficção inglesa publicados no século 19 (que apresentavam histórias chocantes vendidas por um penny) “The String of Pearls” (1846). A lenda original do assassino aponta que matava suas vítimas durante o serviço de barbeiro. Ainda mais, as despachava ao puxar uma alavanca na sua cadeira de trabalho. Elas caíam em uma passagem secreta até o porão e morriam com fraturas letais. Para piorar, os restos das vítimas viravam recheio de tortas de carne da amante do barbeiro. Dessa maneira, no ano seguinte, foi adaptado aos palcos pela primeira vez sob o título “O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”. Desde então, ganhou adaptações para a televisão e inspirou diversos outros espetáculos.

2. Para os palcos da Broadway:

Em primeiro lugar, a história se tornou uma peça de teatro de mesmo nome e foi escrita por Christopher Bond em 1973. Sem contar que foi o primeiro a dar ao personagem um motivo para seus atos de ganância. Nesta versão, os primeiros intérpretes de Sweeney Todd e Senhora Lovett foram Len Cariou e Angela Lansbury. Em seguida, no ano de 1979, a peça de Bond foi adaptada para um musical na Broadway. Desse modo, os responsáveis pela adaptação foram Stephen Sondheim e Hugh Wheeler. A apresenção foi tão aclamada que conquistou inúmeros Tony Awards após sua estreia.

3. Dentro das telas de cinema:

Agora, vamos comentar do famoso trabalho de Tim Burton. Afinal, Sondheim deu ao diretor permissão para adaptar seu musical. Mas apenas se ele estivesse fortemente envolvido no processo de seleção de elenco. Dessa maneira, temos os nomes de Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall, Sacha Baron Cohen e muitos outros. O longa foi ovacionado pela crítica especializada por seus elementos fantásticos, as performances do elenco, os números musicais e a fidelidade à obra original. Incluindo que conquistou três indicações ao Oscar (levando o prêmio de Melhor Direção de Arte) e duas estatuetas do Globo de Ouro (Melhor Filme – Musical ou Comédia e Melhor Ator para Depp).

4.Livro

Não perca curiosidades sobre Sweeney Todd
Lançado pela Editora Wish, confira “Sweeney Todd:  O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”

Anteriormente, mencionamos que a existência da obra veio de um conto fictício na Inglaterra. Mas, é possível conferir mais detalhes da história que começou tudo. Lançado pela Editora Wish, o livro conta com a seguinte sinopse:

Publicado em 1846 sob o título “O Colar de Pérolas”, o livro conta a história da macabra parceria entre um barbeiro assassino, Sweeney Todd, e a fabricante de tortas mais famosa da cidade, a sra. Lovett, que desenvolveram juntos um modelo de negócio muito lucrativo e, ao mesmo tempo, muito perigoso.

No entanto, mistérios colocam em risco a sociedade aparentemente bem-sucedida: o desaparecimento de um forasteiro e seu colar de pérolas, a busca incansável de uma jovem apaixonada pelo seu amado e o terrível cheiro nas câmaras subterrâneas da Igreja de St. Dustan.

Sweeney Todd é um dos primeiros clássicos da escrita britânica de horror. Ele combina a história de assassinatos em série com um subenredo romântico envolvendo decepção, disfarce e investigação, tendo como pano de fundo as ruas escuras e desagradáveis de Londres.

5. Peça nacional:

Veja mais sobre Sweeney Todd
Rodrigo Lambardi e Andrezza Massei na peça nacional de Sweeney Todd

Sim, temos uma  uma versão musical brasileira que está no Teatro Santander, em São Paulo, entre os dias 18 de março e 3 de abril (curta temporada). Quem dá vida ao icônico barbeiro que protagoniza a trama é Rodrigo Lombardi, que é famoso por seus papéis em diversas novelas da TV Globo, como “Verdades Secretas” e “Caminho das Índias”. Agora, intitulada de ” Sweeney Todd – o Cruel Barbeiro da Rua Fleet” se inspira tanto no livro quanto no musical da Broadway. Decerto, foi trazida para cena brasileira pela direção de Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula, com a produção de Adriana Del Claro. E promete trazer ser uma jornada bem macabra e interessante.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO